A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece pela primeira vez vencendo José Serra (PSDB) na simulação de segundo turno feita pela pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta quarta-feira.

Segundo o levantamento, Dilma tem 45% das intenções de voto enquanto Serra aparece com 38%. Na pesquisa feita em março, a petista tinha 39% e o tucano, 44%.

Pesquisa indica queda no índice de rejeição a Dilma e aumento no de Serra
CNI/Ibope aponta Dilma pela primeira vez na frente de Serra
Aprovação do governo Lula segue em nível recorde, com 75%, diz CNI/Ibope
Mônica Bergamo: FHC diz ter sérias dúvidas sobre vitória de Serra nas eleições

Folhapress
Dilma aparece pela primeira vez vencendo Serra na simulação do  segundo turno, feita pelo Ibope
Dilma aparece pela primeira vez vencendo Serra na simulação do segundo turno, feita pelo Ibope

A pesquisa aponta Dilma liderando também no primeiro turno com 40% das intenções de voto. Serra tem 35% e Marina, 9%.

Dilma vence Marina em um eventual segundo turno com 53% das intenções contra 19%. Serra tem 49% em uma disputa com Marina (22%).

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. Segundo a pesquisa, 12% dos entrevistados declararam voto branco e 6%, nulo. O número dos que não responderam ou não souberam responder subiu de 8% para 10%.

Na última CNI/Ibope, em março, Serra liderava com 38% das intenções de voto, contra 33% da petista. Marina tinha 8%.

Serra teve nos últimos dias grande exposição na TV, com participação majoritária no programa do seu partido, no dia 17, e nos programas nacionais do DEM (27 de maio) e do PPS (10 de junho), além das propagandas veiculadas nos intervalos comerciais das emissoras, as chamadas "inserções partidárias". Seu nome foi oficializado em convenção nacional do PSDB, em Salvador, no dia 12.

Dilma também teve aparições na TV, em inserções regionais do PT. Na semana passada, ela manteve encontro no exterior com quatro lideranças europeias, eventos que tiveram cobertura da imprensa nacional. Antes, o PT a confirmou candidata em convenção realizada em Brasília, no dia 13.

Na entrevista espontânea, quando não é apresentada lista de candidatos aos entrevistados, os votos declarados a Dilma (22%) e a Lula (9%), que não é candidato, somam 31%, praticamente o dobro do declarado a Serra, que tem 16%. Marina tem 3%.

Os dados da pesquisa apontam dados favoráveis à petista também em relação à rejeição. A de Dilma caiu de 27% para 23%. A de Serra cresceu de 25% para 30%. A de Marina permaneceu estável, oscilando de 31% para 29%.

De acordo com o Ibope, foram entrevistadas 2.002 pessoas entre 19 e 21 deste mês, em 140 municípios. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 16.292/2010.

Fonte: Folha Online