Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 19, 2009

OS ESCOLHIDOS POR DEUS - FOLHA HOJE

Laerte Braga

Policiais israelenses humilham palestino e divulgam vídeo na internet
Publicidade

da Folha Online
Um grupo de policiais israelenses exibiram na categoria de "comédia" do site YouTube um vídeo no qual humilham um palestino, obrigando-a a dar tapas em seu próprio rosto e repetir insistentemente a frase "Eu amo a Polícia de Fronteiras".
A existência do vídeo, de 44 segundos e colocado no portal há cerca de um ano, foi revelada nesta sexta-feira em uma reportagem do jornal de esquerda israelense "Haaretz" sobre o que se transformou em uma febre entre agentes da Polícia de Fronteiras: gravar imagens de humilhações a palestinos para depois compartilhá-las na internet.
Veja o vídeo no site do jornal Haaretz
Reprodução

Imagem retirada do vídeo do YouTube mostra palestino dando tapas em seu próprio rosto

No vídeo, os agentes pedem que o palestino se dê tapas cada vez mais fortes no rosto. Ao som da risadas do cinegrafista, o palestino repete tudo que lhe ordenam dizer.
"Yallah, comece, faça forte", diz o cinegrafista, sobre os tapas no rosto. "Diga: "Ana behibak Mishmar Hagvul [uma mistura de hebraico e árabe para a frase "Eu amo a Polícia de Fronteiras]".
A humilhação acaba aos 40 segundos de filmagem, quando os policiais permitem que ele siga seu caminho. A câmera vira e é possível ver um carro da Polícia de Fronteiras.
O jornal denuncia que se trata de um fenômeno preocupante entre os membros da Polícia de Fronteiras, uma corporação que atua nas zonas fronteiriças e integrado majoritariamente por jovens marginalizados.
A publicação cita como exemplo outro vídeo no qual um homem palestino aparece sentado em cima de um veículo e, quando mandado pelo cinegrafista, começa a declamar frases exaltando a Polícia de Fronteiras, ao som de palmas dos policiais.
Depois de algumas repetições, ele pergunta se é o suficiente, recebe um pedido de mais e continua. A reação dos internautas é de riso sobre o "árabe burro".
Um terceiro vídeo mostra um policial afirmando para um colega correr até um palestino na fronteira para mostrar a todos como se pega um "ilegal". Quando retorna com o "troféu", o policial afirma que é assim que se pega um "terrorista do Hamas", grupo radical islâmico que controla a faixa de Gaza.
Desesperado, o palestino afirma não ser do Hamas.
O porta-voz da Polícia de Fronteiras, Moshe Pintzi, respondeu ao jornal que nos últimos anos houve uma redução no número de reclamações contra os agentes por uso inapropriado de força ou comportamento indevido.
"Você pode atribuir isso aos esforços educacionais em cooperação com organizações de direitos humanos e uma política de tolerância zero. A Polícia de Fronteiras trabalha para manter valores, acima de tudo, de dignidade humana e direitos humanos e os policiais são ensinados a respeitar estes valores", disse.
Segundo Pintzi, a organização sabe dos vídeos desde 2008 e procura os responsáveis desde então. "Se nós encontrarmos evidência de possível ofensa criminosa, nós da Polícia de Fronteiras transferiremos para o departamento de investigação interna", afirmou.

Em destaque

O QUE FAZ UM VICE-PREFEITO?

. Ver essa foto no Instagram .. Nota da redação deste Blog -    Comentário sobre o Vice-Prefeito Fábio da Farmácia O co...

Mais visitadas