VISÃO CURTA X ALVO DISTANTE...
A vida nos proporciona meios para que possamos chegar a qualquer ponto desejado, só que para isso, não basta dizer que vai chegar, por que outros ali já chegaram, pois você conhece apenas o resultado, mas desconhece totalmente as renúncias e sacrifícios que “aqueles outros” tiveram que fazer e passar, para ali chegarem.
Conceito esse que ratifica a velha máxima que diz: você para querer o que o outro tem, precisa estar disposto a percorrer o mesmo caminho trilhado pelo outro, considerando que na vida, nada chega de graça, tudo tem um preço a ser pago, seja em razão de enxergar pouco e querer ver além das suas possibilidades, criando riscos desnecessários, seja pelo elevado ego de se achar imbatível diante de uma guerra, que tem táticas e estratégias que somente os veteranos dessa guerra conhecem.
Na busca pelo almejado não existe a palavra impossível, todavia, isso não quer dizer que qualquer caminhada pelo levar ao ponto desejado, basta analisar as histórias de esforços perdidos que se registram a cada dia, perante o nosso meio social. Aqui me referindo à conquistas tangíveis pelo mérito pessoal do trabalho e dedicação, tendo você como sendo um dos atores entre tantos, mas que nesse momento é cada um por si, tendo como ajuda de terceiros, apenas os conhecimentos por eles proporcionados em tempos passados.
Por analogia, associo estes comentários às pretensões de muitos que hoje almejam o Cargo de Chefe do Poder Executivo Municipal, enquanto esquecem que para lá chegar, exige-se ter passado por muitos sacrifícios juntos a sociedade local, ter tido a
coragem de se expor, ao defender causas favoráveis aos menos favorecidos, e em especial, ter sido aceito popularmente pelo que é em seu dia-a-dia, independente de quanto se tenha ou deixe de ter, quando esse ter, apenas beneficia a si; não se fasta da zona de conforto, já que o problema não é seu, então acredita não lhe dizer respeito.
Posso estar enganado, até por que, acredito muito na necessidade de mudança para que qualquer processo possa evoluir, conceito válido para qualquer propósito de vida, seja ele: pessoal, empresarial ou político, logo, não basta querer ser, é preciso integrasse ao sistema, marcando presença constante e fazer parte dos altos e baixos, pois a omissão diante dos problemas alheios para quem deseja se tornar um homem público, refletirá em rejeição por parte dos oprimidos, em dias futuros.
Costumamos ouvir: mas eu não podia fazer nada, não tinha e nem tenho poder para mudar¸ mas também nada fez para que isso acontecesse, preferindo manter-se na Zona de Conforto, fazendo uso do famoso NEPM – Não É Problema Meu.
Diante desta realidade podemos dizer que: aquele que não é o dono do cavalo, não tem como exigir que o outro lhe ceda assento na sela, já que por regra, o carona vai na garupa.
Resta-nos em média um semestre para que possamos constatar tais fatos, embora já posa dizer que os CABEÇAS serão: TISTA DE DEDA e o indicado pelo prefeito...
Por: José Mário Varjão, em 31/12/2023
Nota da redação deste Blog - Concordo com José Mário no quesito mudança, mas acredito que essa mudança deve ser feita com responsabilidade e planejamento. O povo que sonha em se candidatar a prefeito deve, antes de tudo, candidatar-se a vereador para demonstrar que tem votos e trabalha em benefício do povo e do desenvolvimento do município.
Deri do Paloma gastou R$ 10 milhões para se eleger prefeito e passou dez anos servindo ao povo, principalmente da zona rural com fornecimento de água. No entanto, ele também foi acusado de estelionato eleitoral por prometer 5 mil empregos.
Quem nunca fez nada qual a credencial que possui para se dar ao luxo de ser prefeito de Jeremoabo? Tista de Deda tem inúmeros serviços prestados ao desenvolvimento do município, mas ele também é alvo de críticas por sua gestão.
Jeremoabo não pode nem deve ser abrigo de aventureiros. É preciso escolher um candidato que tenha experiência, competência e compromisso com o povo.
Aqui estão algumas sugestões para que a mudança em Jeremoabo seja feita de forma responsável e planejada:
- A população deve se informar sobre os candidatos e suas propostas antes de votar, saber o que eles já fizeram em benefício do município, e não em benefício proprio.
- Os candidatos devem apresentar seus planos de governo de forma clara e objetiva, respaldados nos seus atos e sua experiência como gestor da coisa pública.
- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve fiscalizar as campanhas eleitorais para evitar fraudes e irregularidades.
Com essas medidas, será possível garantir que a mudança em Jeremoabo seja feita para melhor.
Jeremoabo não suportará continuar brincando com coisa séria, o exemplo está aí com a desastrosa administração Deri do Paloma, acompanhado por uma câmara omissa.