Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, setembro 10, 2022

Maior usina da Europa sofre novo ataque, e ONU aponta aumento de risco de acidente nuclear




Fumaça é vista saindo de planta nuclear de Zaporizhzhia após um incêndio no complexo em 24 de agosto de 2022

Central de Zaporizhzhia f
ica em território ucraniano ocupado pela Rússia. Na semana passada, a agência nuclear da ONU enviou uma missão à usina para avaliar riscos.

A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) fez um novo alerta nesta sexta-feira (9) pelo aumento de risco de um acidente radioativo na central de Zaporizhzhia, a maior usina da Europa que fica em território ucraniano e está ocupada pela Rússia.

Há semanas, a usina tem sido alvo de bombardeios, e Moscou e Kiev se acusam mutuamente pelos ataques. A ONU enviou uma missão ao local na semana passada para vistoriar os riscos de um acidente nuclear sem precedentes, considerado alto.

Segundo Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, a cidade de Enerhodar, onde fica a central, foi bombardeada nesta manhã. Com o ataque, a situação da cidade é "precária", segundo a agência.

O chefe da AIEA, Rafael Grossi, pediu um cessar-fogo imediato no local.

"Eu peço urgentemente que todos os bombardeios em toda a área sejam interrompidos. Apenas dessa forma a segurança da equipe que opera a usina será garantida".

Ainda segundo a AIEA, a cidade ficou sem energia após os ataques.

G1

Em destaque

Tragédia em Sergipe: Rodovia cede e causa a morte de três pessoas

  Tragédia em Sergipe: Rodovia cede e causa a morte de três pessoas domingo, 12/01/2025 - 18h40 Por Redação Foto: Divulgação Pelo menos três...

Mais visitadas