Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, setembro 24, 2022

Funcionários denunciam presidente do BNDES por dizer que dá empréstimos para atrair votos

Publicado em 23 de setembro de 2022 por Tribuna da Internet

O presidente do BNDES Gustavo Montezano durante entrevista à Folha em seu gabinete, em Brasília

Fala de Montezano revoltou os funcionários do BNDES

Deu na Folha

A AFBNDES (Associação de funcionários do BNDES) levou à Comissão de Ética Pública da Presidência da República uma denúncia contra o presidente do banco, Gustavo Montezano, por causa de uma fala do executivo em um evento do BTG em agosto.

“A classe política entendeu que, em vez de dar R$ 10 bilhões para uma empresa grande e ficar com o subsídio para ela mesma, você pode dar R$ 1 bilhão para mil empresas pequenas. É mais desenvolvimento social, mais desenvolvimento econômico e mais voto no final do dia”, afirmou Montezano na ocasião.

FALTA DE ÉTICA – Na denúncia, os funcionários apontam infração ética do presidente. Segundo eles, a fala de Montezano aponta que as políticas do banco para pequenas empresas teriam objetivo essencialmente eleitoral e de manipulação da máquina, ferindo o código de conduta da administração federal.

Os funcionários pedem a abertura de um processo de apuração e, se comprovadas as intenções de Montezano, sua demissão.

Procurado pelo Painel S.A., o BNDES diz, em nota, que a fala de Montezano foi retirada do contexto para oferecer conotação eleitoral e que a associação política apontada pelos funcionários não faz sentido.

DIZ O BANCO – A assessoria do BNDES também afirma que essa é uma analogia recorrente do presidente para explicar os efeitos positivos de programas que democratizam o acesso ao crédito e que foram percebidos pelos políticos como uma política pública eficiente.

A fala de Montezano, que é próximo da família Bolsonaro e trabalhou no Ministério da Economia antes de ser indicado para o BNDES, veio no contexto em que ele dizia que o banco estava preparando uma nova rodada do Peac (Programa Emergencial de Acesso a Crédito).

O programa foi lançado em 2020 com o repasse de linhas de crédito disponibilizadas por instituições financeiras para apoiar pequenas e médias empresas durante o fechamento do comércio pela pandemia.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Gustavo Montezano só é presidente do BNDES porque tem sólida amizade com os filhos de Bolsonaro. Por isso não é surpresa que ele fale uma asneira desse tipo, que desmoraliza qualquer política pública. Se o objetivo é atrair votos, na política do banco há algo de errado – e muito errado, mesmo! (C.N.)

Em destaque

Os políticos já estão temperando o angu de caroço para 2026

  em  15 jan, 2025 8:35 Adiberto de Souza As preliminares para a campanha eleitoral de 2026 sinalizam que a disputa pelo governo de Sergipe ...

Mais visitadas