quinta-feira, março 25, 2021

Juiz de Curitiba atende Segunda Turma e libera ações de Lula à Justiça Federal do DF

Publicado em 25 de março de 2021 por Tribuna da Internet

Juiz Bonat mostrou que a Justiça brasileira é uma bagunça

Rayssa Motta e Pepita Ortega
Estadão

O juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, liberou nesta quinta-feira, 25, a retomada do envio das ações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Brasília.

Após o STF apontar suspeição de Moro no caso triplex, o juiz da Lava tinha decidido suspender o envio das ações do Instituto Lula à Justiça Federal de Brasília

DECLARADA A SUSPEIÇÃO – O impasse sobre a remessa dos processos começou após o julgamento, na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro ao condenar Lula no caso do triplex do Guarujá.

Bonat disse que, com o resultado, a liminar do ministro Edson Fachin que declarou Curitiba incompetente para atuar nos processos envolvendo o petista havia sido, ‘em princípio, prejudicada’.

Mas  o  encaminhamento Justiça Federal do Distrito Federal foi retomado após comunicação da Segunda Turma, acatada pelo juiz.

EXPLICOU O JUIZ – “Havia dúvida por parte deste Julgador acerca da eventual prejudicialidade dos efeitos do aludido julgado em relação à remessa de feitos à Seção Judiciária do Distrito Federal. Sobreveio, nada obstante, comunicação formal da decisão proferida pela Segunda Turma, com o que a questão ficou esclarecida”, escreveu o juiz.

Nesta etapa, das quatro ações da Operação Lava Jato contra o ex-presidente – triplex do Guarujá, sítio de Atibaia, doações da Odebrecht e sede do Instituto Lula –,  apenas esta última ainda não pode ser encaminhada porque, segundo o juiz, uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski em uma reclamação no STF estaria travando o envio.

A defesa do ex-presidente chegou a formalizar, mais cedo, uma representação no Supremo Tribunal Federal contra a interrupção do envio alegando ‘descumprimento contumaz’ das ordens expedidas pela Corte. Mas todas as ações já tinham sido enviadas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O juiz Bonat é independente e exigiu explicações ao Supremo. É assim que deve proceder todo magistrado que tem um mínimo de dignidade. Mas são poucos, infelizmente(C.N.)

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas