Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
“A Mentira e a Religião”
Nos últimos dias, o blog foi informado de tentativas de manobras nos bastidores para “abafar” o caso que está sendo investigado pelo DAGV e pelo MPE sobre as denúncias de assédios sexuais feitas por cerca de 20 mulheres a dois pastores muitos conhecidos da sociedade aracajuana.
O blog volta a deixar claro para alguns desatentos: este espaço respeita todas as religiões e ideologias, mas espera que a justiça seja feita e os responsáveis punidos na forma da lei. Quem está à frente de uma igreja, comandando um segmento religioso, deve ser exemplo para os seus membros e para a sociedade. Chega de Pastor pegador! Chega de autoridade religiosa envolvida em atividades suspeitas! Chega de hipocrisia!
Aliás, a própria Igreja Católica vem sendo desnudada com a carta que o Papa escreveu no ano passado com algumas regras para os religiosos. O Papa Francisco ressaltou que “crimes de abuso sexual ofendem Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e lesam a comunidade dos fiéis”. A citação foi direcionada aos casos de pedofilia envolvendo religiosos em vários países.
A figura de uma autoridade religiosa representa mais que a religião dele, representa um pai que aconselha e absorve os problemas de cada um.
No caso dos evangélicos, em Aracaju, é realmente um escândalo sem precedentes e que, quando as investigações foram encerradas e a Justiça for feita, todos saberão quem são os envolvidos publicamente.
Os que tentam desvirtuar as denúncias parecem que têm “rabo preso”. De nada adiantará. Os culpados serão punidos e presos.
E não importa a denominação religiosa. Os líderes “fervorosos” que mentem e que nem sentem devem tomar bastante cuidado, pois “Deus derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes” (Lucas 1:52).
Preço dos combustíveis em Aracaju: quando Petrobras anuncia aumento no outro dia já está reajustado. Quando anuncia redução é uma demora danada. Cadê o Procon? Nos últimos dias, o blog vem recebendo diversos apelos de leitores para assumir a bandeira da cobrança da fiscalização dos preços nos postos de combustíveis em Aracaju. Cadê o Procon de Aracaju cujo representante gosta de aparecer na mídia semanalmente? Fiscalizar se estabelecimento fecha ou não por conta da pandemia é fácil. Coragem é defender o consumidor de verdade e fiscalizar diariamente os postos de combustíveis, inclusive das grandes redes.
Caso de polícia Um dos desabafos recebido de um leitor: “Acho que já passou do limite para ser considerado um caso de Polícia as ações de donos de postos de gasolina aqui em Aracaju. Quando a Petrobrás anuncia que haverá aumento de combustíveis, nas refinarias, a partir do dia seguinte, observamos que ao amanhecer todos os postos já reajustaram os seus produtos. Semana passada, a mesma anunciou uma redução e até agora não sei qual posto reduziu os valores da gasolina em especial. Será que é porque a gasolina adquirida e que se encontra em seus tanques foi comprada por outro preço? Com certeza será dada esta resposta. E por que não fazer o mesmo quando há o aumento? Falta de fiscalização? Aproveitar que as atenções estão voltadas para a pandemia? Onde estão os Órgãos Fiscalizadores? Principalmente os que possuem seus representantes bastante falantes nas mídias quase que diariamente?”
Polêmica Alguns leigos da arquidiocese de Aracaju estão indignados com o arcebispo d. João Costa. O estopim foi a nomeação de um padre que não é membro do clero da arquidiocese para ser o pároco da paróquia de Santo Amaro das Brotas, no Vale do Cotinguiba, e que será empossado nesta terça-feira, 23. “Nada contra o padre, aliás nem o conhecemos, mas o bispo está prejudicando o seu clero. Muitos padres do clero da arquidiocese estão sendo retirados das paróquias, menosprezados e colocados como vigários”, narraram leigos muito atuantes na arquidiocese.
Polêmica II Segundo uma fonte próxima do 1º ministro da arquidiocese: “O arcebispo escanteia qualquer pessoa que discorde dele. Tudo por causa de uma notícia, que veio à tona, de que ele chegou de surpresa a Santo Amaro das Brotas para falar com o prefeito daquela cidade. A arquidiocese tem alguns imóveis em Santo Amaro, mas o arcebispo não quer que ninguém saiba. O prefeito foi firme e correto, mas o arcebispo ficou com raiva porque a notícia foi tornada pública. Ai dos católicos de Sergipe se não fosse essas divulgações”, concluiu a fonte.
Polêmica III “O arcebispo tem a obrigação de valorizar em primeiro lugar o clero da arquidiocese. Temos muitos padres bons, mas basta discordar do bispo ou comentar de certos assuntos que ele fica de cara fechada e com raiva”, disse um leigo revoltado. ”É assim que que ele age todo santo dia. Seja leigo ou padre é escanteado na certa”, concluiu. “O padre de Santo Amaro já está com 68 anos de idade, mas poderia colocar lá um padre do clero de Aracaju. Temos muitos padres sem paróquia”, disse outro leigo. “Tem mais 22 padres do bispado de Aracaju que devem ficar com as barbas de molho, pois serão as próximas vítimas do menosprezo do arcebispo: M, S, A, J, H, J, C, A, G, A, V, G, F, C, JC, C, T, L, D, V, F e P (são as iniciais dos nomes dos padres). Em mais de 100 anos de existência nunca se viu nada igual ao que está ocorrendo na nossa diocese”, revelou outra fonte próxima do vigário-geral. Crendeuspai!
Perguntar não ofende Por que será que o arcebispo de Aracaju não muda os padres das paróquias dos Bairros São José e Ponto Novo? Ambos já completaram o tempo para serem transferidos, mas parece que são intocáveis. Será que os padres têm alguma carta na manga? Ou será que existe alto e baixo clero em Aracaju? O blog não tem nada contra os padres. Alguns leigos afirmam que são padres bons, entretanto o blog apenas manifesta a indignação contra a injustiça e os 2 pesos e 2 medidas de quem se diz ser pregador do evangelho. Como disse um saudoso professor: ser justo é uma virtude e a injustiça é um pecado mortal.
1ª Vara Federal revoga decisão que garantia ocupação da Cinelândia A 1ª Vara Federal atendeu pedido de reconsideração formulado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e revogou decisão liminar que garantia a permanência de estruturas fixas na Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia. A decisão também concede o prazo de 15 dias para desocupação voluntária e retirada do material. Não havendo o cumprimento, a ação de recolhimento poderá ser efetuada através da Emsurb. No processo que figuram vários ocupantes como partes autoras, a decisão foi proferida após audiência realizada, virtualmente, na qual ficou impossibilitada a tentativa de conciliação.
Bem público Conforme reconsideração, ficou reconhecido que as praias são bens de uso comum das pessoas e não é permitida a urbanização, ou seja, a instalação de estruturas físicas na área denominada de preamar. Ficou comprovada documentalmente, inclusive, a perfuração de poços artesianos no local, bem como a presença de estruturas de concreto, utilizadas para a fixação de barraca, o que vai de encontro às normas que visam a preservação do meio ambiente. A Emsurb aguardará o prazo concedido na decisão revogadora e não havendo a desocupação voluntária e retirada do material, conforme estabelece a própria decisão, tomará as medidas cabíveis.
Instituído consórcio nacional de vacinas Em Assembleia Geral virtual, realizada na tarde de ontem, 22, pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), foi instituído oficialmente o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), que possibilita a compra direta de vacinas contra a Covid-19.O prefeito de Socorro, Padre Inaldo, o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, e o secretário de Planejamento, Hallison Santos, acompanharam a reunião. “É um momento importante, de união e de esperança. Juntos estamos unindo forças para imunizar a população e, assim, superarmos essa crise que tem afetado todas as esferas da sociedade”, disse Padre Inaldo.
Projeto aprovado O projeto de lei que possibilita a participação de Socorro no Conectar foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Socorro em tempo ágil, no último dia 11. Além da compra dos imunizantes, o consórcio também possibilita a aquisição de insumos, medicamentos e equipamentos para o enfrentamento da pandemia.
INFONET