Posted on by Tribuna da Internet
Carlos Newton
“A gente lamenta todas as mortes. Tá chegando no número de 100 mil talvez hoje. É isso? Esta semana… Mas vamos tocar a vida e buscar uma maneira de se safar desse problema”, declarou o presidente Jair Bolsonado nesta quinta-feira, na mensagem live que dá no final da tarde.
Mas não adianta lamentar, enquanto ele não der o exemplo de que a doença é grave e ameaça a todos os brasileiros. No entanto, o presidente continua a descumprir decretos de obrigatoriedade do uso da máscara e de evitar aglomerações.
Foi o que aconteceu na semana passada, por exemplo,após ter se recuperado do coronavírus. Na quinta-feira, dia 30, Bolsonaro retomou a agenda de viagens pelo país e participou da cerimônia de acionamento do Sistema Integrado de Abastecimento de Água na cidade de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia.
SEM MÁSCARA – Horas antes, na chegada ao aeroporto de São Raimundo Nonato, no Piauí, o chefe do Executivo colocou um chapéu nordestino, montou em um cavalo em meio a uma aglomeração de apoiadores e retirou a máscara que usava.
Assim como em outros estados, no Piauí há um decreto que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras, e a multa para o descumprimento vai de R$ 500 a R$ 1 mil.
Além de retirar a máscara, Bolsonaro também cumprimentou os participantes com apertos de mãos, que também devem ser evitados.
QUINTA CIRURGIA – Ao causar aglomerações, Bolsonaro dá péssimo exemplo em relação à saúde pública, num momento em que a pandemia continua grassando. Além disso, ao montar a cavalo, andar de moto ou jet-ski e até abusar de viagens aéreas, ele coloca em risco a própria saúde.
Seu problema no abdômen voltou há alguns meses, com descolamento da tela que os médicos levaram mais de dez horas para instalar na última cirurgia. Em breve, o presidente será operado pela quinta vez em menos de dois anos, sempre em cirurgias demoradas, com anestesia geral. Para um doente como ele, é absolutamente proibido andar a cavalo, moto e jet-ski.
###
P.S. – Nas viagens aéreas, precisa ter cuidado quando o avião aterrissa e as rodas batem contra o solo, forçando o abdômen dos passageiros. Qualquer criança é capaz de entender isso. Mas Bolsonaro… (C.N.)
P.S. – Nas viagens aéreas, precisa ter cuidado quando o avião aterrissa e as rodas batem contra o solo, forçando o abdômen dos passageiros. Qualquer criança é capaz de entender isso. Mas Bolsonaro… (C.N.)