Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, janeiro 04, 2011

Patrus Ananias, provável Ministro do STF


O jurista e político filiado ao PT ocupará a vaga deixada no STF, pela aposentaodria do Minsitro Eros Grau


* Antônio Ribeiro


O político e jurista Patrus Ananias de Sousa, nasceu em 26 de Janeiro de 1952, na cidade de Bocaiuva, Estado de Minas Gerais.

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1976, onde iniciou sua vida política no Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), entidade de representação dos estudantes da Faculdade de Direito da UFMG.

Participu dos movimentos políticos e sociais dos anos 1970 que resultaram na fundação do Partido dos Trabalhadores.

Foi advogado sindical e trabalhista entre 1979 e 1983, defendendo as categorias profissionais dos jornalistas, assistentes sociais, professores e engenheiros.

Atuou nos movimentos sociais prestando assessoria a associações comunitárias, pastorais e movimentos sociais.

Ingressou, em 1979, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde presidiu o Instituto Jacques Maritain.

É também funcionário público concursado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais desde 1982.

Elegeu-se vereador à Câmara Municipal de Belo Horizonte pelo PT em 1988 e prefeito da capital mineira no período de 1993 a 1996.

Promoveu agenda de desenvolvimento social, com a implantação do orçamento participativo e de políticas de combate à fome, à desnutrição e ao desemprego, tendo sido sua administração foi premiada pela Organização das Nações Unidas como modelo de gestão pública.


Entre 1997 e 2001 retornou às atividades docentes e acadêmicas. Obteve o título de Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

É doutor em Filosofia, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Complutense de Madri.

Colunista de opinião em diversos jornais brasileiros, é membro da Academia Mineira de Letras desde 1996.
Em 2002 foi eleito deputado federal pelo PT de Minas Gerais com mais de 520 mil votos, a maior votação do estado nesta eleição, correspondendo a 5,4% dos votos válidos.[2] Na Câmara Federal, assumiu a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça e tornou-se membro do Conselho de Ética.

Foi, a partir de 2004, titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, onde promoveu, desenvolveu e ampliou a institucionalização da rede de proteção e promoção social brasileira por meio da integração das áreas de assistência social, transferência de renda, segurança alimentar e nutricional e geração de oportunidades para a inclusão social.

Em 31 de março de 2010, deixou o Governo para concorrer às eleições a vice-governador do estado de Minas Gerais, na chapa de Hélio Costa, sendo derrotaqdos pelo governador em exercício Antônio Anastasia, vice-governador de Aécio Neves, que deixou o cargo para concorrer ao Senado.

Patrus Ananias, provavelmente será nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), preenchendo a 11ª vaga deixada pela aposentadoria do Ministro Eros Grau.

* Antônio Ribeiro é advogado e jornalista

Em destaque

Coral da PMBA leva emoção e esperança ao Hospital de Brotas

                                                                                                                                            ...

Mais visitadas