Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, agosto 06, 2009

Conselho Nacional de Justiça determina fechamento do Ipraj

Vítor Rocha

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável pela fiscalização dos tribunais brasileiros, determinou o fechamento do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj), braço gestor do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O despacho foi do corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, e baseou-se principalmente em manobra financeira realizada entre o Ipraj e o governo do Estado. Nela, a Secretaria da Fazenda reteve R$ 30 milhões do valor a ser repassado ao Ipraj, em dezembro de 2008. O assunto foi revelado em reportagem de A TARDE no dia 28 de julho.
O Instituto conta com 669 funcionários. Destes, 97 ocupam cargos comissionados e devem ser demitidos assim que o Ipraj encerrar seus serviços. O restante do quadro de pessoal, formado por concursados, será relocado para funções administrativas no âmbito do próprio tribunal, informou o TJ-BA. O Ipraj coordena as atividades administrativas e financeiras do Judiciário baiano, e foi criado pela Lei Estadual 4.349 de 1984.
O despacho do CNJ não define prazo para o fechamento do órgão. Mas exige que o TJ-BA apresente um plano de trabalho, em até 30 dias, explicando como o Tribunal vai gerir, sem o Ipraj, as matérias administrativas e financeiras do Judiciário.
O governador Jaques Wagner prometeu ligar para o ministro Gilmar Mendes, presidente do CNJ, para alegar que o governo não recebeu empréstimo do Ipraj, como considera o CNJ. A presidente do TJ-BA, desembargadora Silvia Zarif, disse que já estudava o fim do instituto e que Dipp está “equivocado”.
Atrasos – De acordo com o despacho do ministro Dipp, o não-recebimento dos R$ 30 milhões obrigou o Ipraj a atrasar os empenhos de pagamentos das obras do Judiciário em andamento. A “descentralização”, termo técnico utilizado para a retenção do recurso, também é julgada ilegal pelo ministro.
Fonte: A Tarde

Em destaque

Afinal, por que Costa Neto foi indiciado no inquérito do golpe?

Publicado em 29 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email De repente, Costa Neto virou um tremendo conspir...

Mais visitadas