Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, abril 19, 2009

ONG faz ´raios X´ de propostas

Da Redação
Estudo da ONG Transparência Brasil divulgado esta semana mostra que 38% das matérias propostas pelos senadores são irrelevantes ou sem impacto para a população brasileira. Das 5.819 propostas analisadas desde fevereiro de 2003, 2.534 (44%) foram consideradas de impacto. O restante, segundo o levantamento, são proposições relacionadas a assuntos da casa (16%) e requisições a outros órgãos (3%).
Para chegar a esses números, a ONG considerou como irrelevantes as propostas que versavam sobre homenagens, sessões solenes, batismos, datas comemorativas e simbologias. Das 2.025 homenagens sugeridas pelos senadores, nada menos que 2.014 foram aprovadas.
A ONG listou as matérias consideradas de impacto em cinco categorias. As mais frequentes referem-se a questões sobre os códigos penais e civil, além das categorias educação; tributos e taxas; regulação política e controle da corrupção.
O estudo traz ainda uma avaliação da atuação dos parlamentares. Os 10 senadores com maior número de proposições relevantes, segundo a ONG, foram Paulo Paim (PT-RS), Pedro Simon (PMDB- RS), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Expedito Júnior (PR-RO), Álvaro Dias (PSDB-PR), Cristovam Buarque (PDT-DF), Gerson Camata (PMDB-ES), Serys Slhessarenko (PT-MT), Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Demóstenes Torres (DEM-GO).
Único senador do Rio de Janeiro a figurar na lista, Marcelo Crivella se destaca por atuações na área social, como o projeto de lei que torna aceitável apenas a prova testemunhal para a aposentadoria rural e o que libera do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos o candidato desempregado.
Compondo a lista dos senadores que apresentaram as propostas de menor impacto, aparecem Arthur Virgílio (PSDB-AM), Ideli Salvatti (PT-SC), Paulo Paim (PT-RS), Marco Maciel (DEM-PE), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Serys Slhessarenko (PT-MT), Álvaro Dias (PSDB-PR), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Romeu Tuma (PTB-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP).
Fonte: Jornal do Brasil (RJ)

Em destaque

Quaquá defende os irmãos Brazão e compra briga com Gleisi e Anielle

Publicado em 10 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Quaquá recebeu diversos membros da família Brazão...

Mais visitadas