Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, março 14, 2009

Fogo destrói parte do Farol Praia, na Barra

Deodato Alcântara, do A TARDE
Quatro pessoas ficaram feridas, uma com dupla fratura na perna direita, quando pularam do segundo andar para a varanda na sobreloja no Edifício Farol Praia Center, durante um incêndio no prédio, na sexta, 13, à tarde, na Barra. A empresária Greice Blanco, do caso mais grave, foi atendida na clínica Ortoped, em Ondina, mas passa bem. Outros feridos foram atendidos no próprio local, por equipes da Salvar, e liberadas. Quanto ao incêndio, ontem se repetiram as costumeiras queixas contra o Corpo de Bombeiros: que teria demorado, pelo menos, 50 minutos para chegar; que o equipamento de lançar água demorou a funcionar; e que deixou faltar água, por ter começado o combate às chamas com apenas uma viatura, enquanto o prédio queimava dos dois lados. O Farol Praia Center é um edifício com andar garagem, térreo, sobreloja e mais dois andares, que tem 33 salas entre escritórios, restaurantes e lojas, com frentes para a Av. Oceânica e para a Av. Marques de Leão. O fogo começou por volta das 16 horas, após curto-circuito no condicionador de ar do escritório da construtora Gatto, segundo uma funcionária da firma e um zelador teriam informado ao síndico, José Marcos Batista da Silva, 35 anos. O chamado para os Bombeiros teria sido dez minutos depois, mas a viatura só chegou por volta das 17 horas. Nesse ínterim, calor, fumaça e pânico no local, onde havia pelo menos cem pessoas. Cerca de 40, que estavam no segundo andar (ondefunciona, entre outras empresas, uma imobiliária e um call-center), não conseguiram descer pela escadaria, tomada de fumaça. “Pensei que ia morrer. Pulei do segundo andar para o primeiro, dali à varanda da sobreloja, meu pé dói”, relatou Helder Machado Lima, 27, funcionário da Imobiliária Blanco. Ele conseguiu uma escada de madeira, que estava ali para uma reforma da fachada, em andamento, para a retirada das pessoas do andar superior. Antes de colocar a escada, Helder tentou descer pelos braços a tia, Greice, que ainda assim teve de pular e quebrou a perna em dois lugares. “Pela escada desceram umas 40 pessoas. Vi a hora de uma mulher que está no oitavo mês de gravidez se jogar”, acrescentou o comerciário, que foi para casa sem o carro: não houve tempo de apanhar as chaves na hora da confusão. Queixas – O síndico, José Marcos, não estava no prédio quando começou o incêndio, mas afirmou ter se deslocado da Av. Tancredo Neves assim que foi informado, e chegou ao prédio antes da equipe dos Bombeiros. “Não dá para entender, sempre que tem incêndio em Salvador é a mesma coisa: é como se os Bombeiros nunca esperassem que algo fosse pegar fogo”, queixou-se o síndico.
Em resposta, o tenente-coronel Edvaldo Sampaio, que comandava a equipe no local, disse que o trânsito é um dos grande culpados pela demora no deslocamento. “Hoje, Salvador está um caos, 24 horas engarrafada”, disse o oficial. Já o major Jorge Sturaro, também comandando as ações, declarou que o atendimento “foi rápido e eficiente”. Segundo ele, o prédio é uma construção muito compartimentada, o que dificultou a entrada da equipe, e que as pessoas não entendem que alguns procedimentos técnicos são demorados. “Por isso, no calor do incêndio, ficam falando que demoramos muito”, alegou. Com as chamas debeladas, as pessoas tentavam ter acesso às lojas, para tentar salvar mercadorias, sem permissão do Corpo de Bombeiros. A jovem Andréa Roberta dos Santos, 25 anos, chorou por temor de que a empresa que trabalha seja fechada. “Temos pelo menos R$ 6 mil em mercadorias, que vão ser perdidos”, disse. Ela e o gerente da empresa, a temakeria Lokomak. “O patrão já queria fechar, estávamos lutando para manter a loja aberta, agora ficou complicado”, disse ela, ao lado do gerente Cibevaldo da Silva, tentando obter permissão para entrar.
Fonte: A Tarde

Em destaque

Quaquá defende os irmãos Brazão e compra briga com Gleisi e Anielle

Publicado em 10 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Quaquá recebeu diversos membros da família Brazão...

Mais visitadas