Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, outubro 10, 2008

Niemeyer vai de Fernando Gabeira

E Jandira Feghali anuncia hoje apoio ao candidato do PMDB, Eduardo Paes
Ao receber o apoio do arquiteto Oscar Niemeyer, ontem, o candidato do PV à prefeitura do Rio, Fernando Gabeira, ouviu elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem é adversário político. E também foi elogiado pelo histórico militante comunista, que completou cem anos em dezembro passado.
"Acho Gabeira tão mais coerente, tão mais sensível aos problemas dos brasileiros. Facilmente ganhará a eleição. É uma figura importante, com passado de luta. Um grande brasileiro", declarou Niemeyer depois de conversar reservadamente com o candidato. Gabeira foi ao escritório do arquiteto, de frente para a Praia de Copacabana, na tarde de ontem.
No primeiro turno, Niemeyer pediu votos para a candidata do PCdoB, Jandira Feghali, que hoje anuncia aliança com o candidato do PMDB, Eduardo Paes. O arquiteto disse não ver problemas no fato de o deputado concorrer em aliança com o PSDB, partido de oposição ao governo Lula. "Ele fez muito bem. Se aliou aos partidos, procurou o caminho certo, necessário para levar esse país para frente nesse período tão difícil. Difícil, mas otimista", afirmou.
Assim que teve uma oportunidade, Niemeyer falou bem do presidente. "O caminho do Lula, do momento que estamos vivendo, merece o entusiasmo, apesar da situação internacional tão difícil. Gabeira vai ser muito importante para o nosso país", declarou Niemeyer. Depois, questionado se acreditava que a crise internacional afetaria o Brasil, o arquiteto voltou aos elogios ao presidente. "Acho que não. Lula tem sido tão patriota, tão compreensivo ao lado do povo, para defender o Brasil nessa situação tão difícil, que ameaça o capitalista americano. Em momento assim nos permitimos ter esperança", respondeu.
A visita a Niemeyer foi mais um passo de Gabeira na estratégia de anunciar o apoio de personalidades em vez de partidos políticos, em contraposição ao adversário Eduardo Paes, do PMDB, que já formalizou aliança, neste segundo turno, com o PT, o PSB, o PSC e PC do B e negocia com o PRB do terceiro colocado na disputa, senador Marcelo Crivella.
Gabeira pediu a Oscar Niemeyer para desenhar o projeto de um centro de atendimento a pessoas idosas em Copacabana. "De idade ele não entende, mas entende muito de projeto", brincou o deputado ao deixar o prédio do arquiteto, que está completamente lúcido e com boa saúde.
Niemeyer deixou claro que não acredita que o presidente Lula manifeste apoio a Eduardo Paes. Para ele, Lula "está ao lado do povo, está ao lado de Gabeira". "Ele (Gabeira) sempre lutou na vida dele. Brigando, lutando, e essa gente é que interessa, nesse momento do Brasil, crescendo, fazendo-se mais notado no mundo todo. Gabeira é o candidato da gente aqui", concluiu o criador de Brasília.
O candidato verde disse que seu apoiador é "um dos maiores arquitetos do mundo, o maior da história do Brasil, conhece o coração da metrópole". E comentou: "Há 14 anos trabalho em um lugar que ele construiu", em referência à Camara dos Deputados.
Depois da conversa particular, Niemeyer posou para fotos e deu entrevista na sala do escritório, decorada com vários desenhos do arquiteto e fotos, como a líder comunista Luiz Carlos Prestes, falecido em 1990. O comunista disse ter falado "da luta política, desse momento difícil do Brasil e internacional, da crise" e também do senador Darcy Ribeiro, que morreu em 1997.
Os dois discutiram também idéias para melhorar a paisagem do Rio em alguns locais. O candidato disse concordar com a avaliação do arquiteto de que "as construções roubaram o mar", prejudicando a vista da praia e da Baía de Guanabara. Um dos planos do deputado, se eleito, é fazer mudanças na área do Elevado da Perimetral, no Centro. Há muitos anos se discutem alterações na região, com sugestões até de demolição do viaduto.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Receita Federal não vai taxar Pix acima de R$ 5.000 mensais; entenda novas regras

  Foto: Divulgação Pix 08 de janeiro de 2025 | 19:15 Receita Federal não vai taxar Pix acima de R$ 5.000 mensais; entenda novas regras econo...

Mais visitadas