Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, outubro 23, 2008

Institutos apontam a reeleição de João

Tribuna da Bahia Notícias-----------------------
Faltando apenas três dias para a eleição, duas novas pesquisas divulgadas pelos institutos Datafolha e Vox Populi, no início da noite de ontem, deram novo gás à reta final da campanha. Os dois institutos apontam João disparado à frente de Pinheiro e a diferença varia entre 10 e 12 pontos percentuais. Se por um lado, o candidato à reeleição vai continuar em ritmo frenético para tentar aumentar ainda mais a diferença, por outro o petista Walter Pinheiro terá a difícil missão de fazer o trabalho inverso e tentar reverter a situação. A pesquisa encomendada pelo Jornal Folha de S. Paulo e TV Bahia ao instituto Datafolha, divulgada no início da noite de ontem, aponta João Henrique com 50% dos votos e Walter Pinheiro com 40%. Votos Brancos e nulos somam 7% e indecisos 3%. Quando levados em consideração apenas os votos válidos, a diferença é ainda maior. João dispara com 56% e Pinheiro aparece com 44%. O instituto ouviu 792 pessoas entre anteontem e ontem. Já a pesquisa do Instituto Vox Populi, e também divulgada ontem, aponta João Henrique com 49% das intenções de voto e seu concorrente Walter Pinheiro com 37%. Nulos e brancos chegam a 7%, indecisos 6% e 1% respondeu que não vai votar no domingo. O instituto ouviu 800 pessoas e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais e para menos. Para João Henrique, os resultados das pesquisas divulgadas ontem são reflexo do trabalho que vem sendo feito na cidade ao longo desses três anos e meio e da necessidade de dar continuidade a esse processo. “Sempre procurei administrar em sintonia com o desejo da população e governei para todas as classes, e sem diferenças, trabalhei por toda cidade. Mas, os problemas eram muitos e não se arruma uma cidade com os problemas herdados por Salvador em apenas quatro anos e a população sabe disso”, comemorou. Quem também comentou o resultado das pesquisas foi o deputado federal ACM Neto. Ele foi informado sobre os resultados das pesquisas logo após encerrar caminhada no Vale do Matatu, a segunda que realizou ontem com o candidato á reeleição João Henrique. “Estou apoiando o 15 porque tenho responsabilidade e compromisso com o futuro de Salvador. Fizemos uma aliança em torno de projetos que irão fortalecer segurança pública, a saúde, a educação, a geração de emprego e as melhorias sociais. Apoio João porque ele é o melhor para Salvador e esses resultados positivos refletem o que estamos sentindo nas ruas e o que as pesquisas internas vêm apontando”, comemorou o deputado, que teve 27% dos votos válidos no primeiro turno da eleição. O candidato petista Walter Pinheiro também falou sobre os novos números. “Se eu fosse acreditar no que dizem as pesquisas eu nem estava no segundo turno. Comecei com apenas 3% das intenções de voto e hoje tenho mais de 40% e isso se deu a intensa manifestação popular. Eu venho sentindo esse crescimento por onde passo e continuo acreditando que a vitória é nossa”, disse otimista. (Por Carolina Parada )
Prefeito promete construir creches
Os cerca de 170 metros quadrados da Praça dos Padres, em Fazenda Coutos III, no subúrbio, foi pequeno para a quantidade de moradores que foram receber João Henrique, candidato à reeleição pela coligação Força do Brasil em Salvador. Repleta de crianças, que brincavam nos equipamentos de lazer, pais e mães aproveitaram para agradecer a requalificação do local, que ganhou, além de iluminação, mesas de jogos, gangorras, balanço, escorregador e equipamentos de ginástica. A doméstica Silvana dos Santos, moradora há 25 anos, estava na praça com seus dois filhos, um de nove meses e outro de dois anos. “Aqui era uma área abandonada há 25 anos, com bancos quebrados. Agora, com a reforma, as crianças têm diversão. Por isso gosto de João, porque ele é um prefeito que faz pelos mais carentes”. “Esta praça estava sendo muito esperada. As crianças não tinham lazer e nós tínhamos que levar nossos filhos para brincar em bairros vizinhos”, conta a dona-de-casa Eliane Bastos, há 14 anos no bairro. Para ela, João Henrique é um administrador que merece ficar mais um mandato para continuar melhorando a cidade. “Minha filha, que tem apenas 15 anos, se pudesse, também votava nele”, revelou. A caixa de supermercados, Alessandra Marques da Luz, 23 anos, nasceu e foi criada em Fazenda Coutos III. Quando soube que o candidato iria visitar seu bairro, trocou de roupa e se dirigiu à praça para vê-lo. “Gostei muito do que ele fez pelo subúrbio, em especial por nosso bairro. Além dos brinquedos, que tem sido a festa da garotada, essa área aqui ficou mais segura com esta nova iluminação”, disse. Ao chegar, João Henrique foi cercado pela população, em especial pelas crianças.
PMDB promove jantar e ajuda a candidatura de João Henrique
O encontro promovido pela direção estadual do PMDB ontem à noite no Restaurante Babagula, na Boca do Rio, “teve o objetivo de confraternizar os vencedores”, como disse o presidente Lucio Vieira Lima, mas serviu também para ajudar na campanha pela reeleição do prefeito João Henrique à prefeitura de Salvador. Com 113 prefeitos eleitos no último dia 5 de outubro, todos foram convocados para a festa. Lúcio disse que a presença dos prefeitos em Salvador vai “formar um tsunami verde e superar a onda vermelha”, referindo-se ao PT. Contudo, o presidente do PMDB declarou que o evento de ontem não foi uma iniciativa nem dele nem do partido. “Não fomos nós que recorremos aos prefeitos. Foram eles que nos procuraram para fazer esta confraternização e se ofereceram para ajudar o prefeito João Henrique”, explicou. O deputado Marcelo Guimarães Filho, declarou que “o evento serviu para o coroamento de um trabalho grandioso. É importante também para ajudar a gente ganhar a eleição”, disse, referindo-se ao segundo turno de Salvador. O ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e o prefeito João Henrique chegaram juntos e foram bastante cumprimentados pelos prefeitos. Além de ter o seu nome gritado, Geddel não parava de ser cumprimentado por todos. “É um evento da família PMDB e é evidente que a gente aproveita para cumprimentar os que venceram e mobilizá-los para nos ajudar neste segundo turno”, declarou o ministro. “Todos têm amigos e parentes aqui em Salvador, por isso é importante que eles se mobilizem pelo desejo de vencer a eleição”, completou Geddel. O prefeito João Henrique ficou contente com a receptividade dos seus colegas de partido e logo foi cercado por todos. Compareceram também o vice-governador Edmundo Pereira, o candidato a vice-prefeito, Edvaldo Brito, os prefeitos eleitos, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários e lideranças. Entre os prefeitos eleitos estavam Luiz Amaral (Jequié), Maria Maia (Candeias), Nita (Madre de Deus), e Misael Aguilar (Juazeiro), que não se reelegeu.(Por Evandro Matos)
Pinheiro recebe apoio de intelectuais e artistas
Músicos, poetas, cineastas, fotógrafos, escritores, historiadores, produtores culturais marcaram presença no ato de apoio ao candidato a prefeito Walter Pinheiro, da coligação “Salvador – Bahia – Brasil” realizado ontem ao meio-dia, no Restaurante Barbacoa, quando foi entregue ao candidato o “Manifesto de Apoio do Campo Cultural a Pinheiro e Lídice”. Depois de receber o documento, que foi assinado por mais de 300 pessoas, Pinheiro afirmou que é “impossível resolver os graves problemas de Salvador sem tratar do patrimônio cultural da cidade”. O petista garantiu que uma das medidas que tomará à frente da prefeitura de Salvador será a criação da Secretaria Municipal de Cultura. “Mas não faremos uma secretaria de fachada, pois a sua criação será acompanhada por um conjunto de ações e pelo compromisso de garantias orçamentárias”, afirmou. Pinheiro disse também que o “maior patrimônio de Salvador é a sua gente, o seu povo”, que é dotado de alto poder criativo. E que as ações de cultura da sua gestão tomarão como referência exatamente as “formas criativas e ousadas dessa gente e para essa gente”, observou. “Este é o povo que consegue tirar mil tons de um instrumento que tem uma única corda, o berimbau”, exemplificou. O candidato defendeu a política cultural com uma dimensão central no governo e, ao mesmo tempo, que ela seja transversal com as políticas das demais secretarias. Ele citou especificamente as interfaces da cultura com as políticas de educação, juventude, crianças, idosos e até segurança pública. “Para reduzir a insegurança e reforçar a convivência nos bairros precisamos de mais políticas e não, necessariamente, de mais polícia”, defendeu.
Militantes petistas de outros municípios “invadem” Salvador
No vale-tudo pela vitória, além da sucessão de ataques que virou a tônica da campanha neste novo embate, os postulantes à prefeitura de Salvador têm investido pesado na busca de votos, travando, inclusive, uma luta explícita pelos maiores redutos eleitorais da cidade. Para o PT baiano, por exemplo, que pretende com a eleição de Walter Pinheiro quebrar o tabu na capital baiana – nunca nenhum filiado conseguiu se eleger prefeito –, vale até mesmo recrutar militantes de outras localidades para reforçar a “luta”. Prefeitos eleitos da região metropolitana, em especial dos quatro municípios em que a legenda saiu vitoriosa com candidatos próprios, como Camaçari, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas e Vera Cruz, segundo a coordenação de campanha do petista, de forma espontânea, decidiram por se engajar em prol da eleição de Pinheiro. No entanto, rumores dão conta ainda que correligionários de Amargosa, entre outras localidades com o mesmo perfil, acamparão em massa até o próximo domingo na capital baiana. A periferia, local onde o adversário, o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), “abocanhou” no primeiro turno quase 50% dos votos, seria o ponto estratégico para o início da ação. A largada foi dada ontem, com a realização de um comício na Praça da Revolução, em Periperi. Amanhã tem caminhada, com concentração no Campo Grande e no sábado, carreata com saída do Campo Grande até o Abaeté. Conforme explicou Edson Miranda, um dos coordenadores de campanha, não é possível precisar o número de militantes de fora auxiliando nesta reta final. “Mas, somente em Salvador contamos com 6.400 filiados, onde 30% militam de forma ativa”, destacou, ressaltando que, “entretanto estamos estimulando todos a vestirem vermelho, pegar material no comitê, panfletar no local de trabalho e bairro, colar adesivos nos carros. Enfim, um engajamento total, de forma que a onda vermelha invada, de fato, a cidade”. Questionado sobre o custo que a investida poderia gerar, Miranda assegurou que o PT nem a campanha terão ônus algum neste sentido.(Por Fernanda Chagas)
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Chuva causa desabamento e alagamentos em municípios de Sergipe

  em  14 jan, 2025 19:00 As fortes chuvas que voltaram a cair no interior do estado nesta terça-feira, 14, vem causando transtornos em munic...

Mais visitadas