Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, outubro 11, 2008

Com o DEM já são 18 partidos com João

Tribuna da Bahia Notícias-----------------------
O prefeito João Henrique, candidato à reeleição pelo PMDB, ganhou ontem reforço de peso em sua campanha. O deputado federal ACM Neto, candidato derrotado do Democratas (DEM) a prefeitura de Salvador, que contou com 26% dos votos (quase 350 mil) no primeiro turno, em cerimônia concorrida, com toda cúpula do DEM e PMDB presente, declarou de forma oficial, como a Tribuna já havia anunciado, a adesão do seu partido ao peemedebista e de sete das oito legendas que integraram a coligação “A Voz do Povo”, restando apenas o Partido dos Republicanos (PR). Este, por sua vez, vai anunciar o seu apoio hoje, através do seu presidente estadual, senador César Borges, que já declarou em “alto e bom som” não ter bom entendimento com o Partido dos Trabalhadores (PT). Ontem, segundo fontes republicanas, Borges, ao lado de companheiros de partido, os deputados federais José Carlos Araújo e José Rocha, tomaram café da manhã com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), um dos maiores representantes do Estado no Palácio do Planalto, onde o acordo foi selado. Com isso, o prefeito já pode contabilizar 18 partidos em prol da sua reeleição. ACM Neto, antes de firmar o compromisso com o prefeito, além de agradecer aos milhares de eleitores que nele confiaram, fez questão de deixar claro que o acordo não se dava através da troca de cargos, mas sim, pela incorporação de propostas e projetos apresentados pelo DEM, no primeiro turno. “Entendemos que o prefeito tem total liberdade para compor sua equipe e esperamos que ela seja composta com as melhores indicações técnicas para ajudar a população da cidade”, destacou. (Por Fernanda Chagas)
Partido reconhece os acertos
Os motivos que levaram o DEM a mudar sua postura de oposição histórica ao PMDB, segundo o parlamentar se deve, entre outros motivos, ao fato de “ao contrário dos outros adversários, João ter sido o único na campanha que teceu críticas, mas respeitou o aspecto pessoal”, disse, ressaltando ainda que “o DEM não podia fechar os olhos para as medidas acertadas, a exemplo da escolha de quadros técnicos, como do atual secretário de Saúde, José Carlos Brito, pela atual administração. Confesso que se eu tivesse passado para o segundo turno eu ria buscar o apoio de João”. Ainda, conforme Neto, o acordo foi condicionado ao compromisso de, se reeleito, João Henrique, adotar algumas bandeiras defendidas pelo DEM, a exemplo de priorizar a Segurança Pública, com criação de um órgão para auxiliar o governo no enfrentamento à violência; a Saúde com atenção especial para as mulheres, idosos e crianças e Educação, com a implantação do projeto aluno em tempo integral. O democrata condicionou ainda a implantação do Agenda Família, programa que amplia e fortalece as pessoas que já recebem o Bolsa Família. Um termo de compromisso foi assinado por João Henrique neste sentido. “Mas, é certo que o DEM estará à disposição do prefeito para que ele possa fazer uma gestão ainda melhor”. O ex-governador Paulo Souto, presidente estadual do Democratas, em resposta clara ao presidente estadual do PT, Jonas Paulo, que teria ameaçado o PMDB de retaliação caso recebesse apoio do DEM do deputado ACM Neto, Souto enfatizou, que a decisão, não se trata de fazer oposição a nenhum partido. “Afinal, além de não termos poder para destruir ou impor aliados como se tentou fazer, essa não é conduta para ideais republicanos e democráticos como o nosso”, disparou, aconselhando ao prefeito que não se coloque como refém de nenhum partido. Por tabela, Souto esclareceu que a aliança PMDB-DEM está focada unicamente “em 2008 e no 2º turno da eleição na capital”, evidenciando independência de ambos nas eleições de 2010 para o governo do Estado Para o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, o apoio do Democratas a candidatura de João Henrique será decisivo para a vitória no segundo turno. “João está mais forte pela experiência que adquiriu, pelo apoio do governo federal e agora, mais ainda, pelo apoio do DEM e na minha opinião se há vitoriosos no primeiro turno são João Henrique e ACM Neto”, declarou. Lúcio disse ainda que o PMDB vai incorporar as propostas do DEM e que a juventude e garra do deputado o gabaritarão para atuar como conselheiro do prefeito João Henrique. Por fim, o prefeito, assim como Lúcio, demonstrando confiança na vitória, agradeceu o apoio do Democratas. “Se o slogan era muito mais forte, agora será imbatível. A partir de agora, sem dúvida, daremos início a uma nova e importante fase, com uma campanha mais propositiva, sem ataques, como a cidade sempre esperou”. (Por Fernanda Chagas)
Raimundo Varela elogia Neto, mas declara apoio a Pinheiro
A coligação que apoiou a candidatura do deputado federal ACM Neto à prefeitura de Salvador no primeiro turno não está mais unida em torno do mesmo projeto político. Ontem à tarde o comuni-cador Raimundo Varela (PRB) declarou apoio ao candidato do PT, o deputado federal Walter Pinheiro. Pela manhã, ACM Neto, o ex-governador Paulo Souto e o senador César Borges declararam apoio à reeleição do prefeito João Henrique (PMDB). O apoio de Raimundo Varela à candidatura de Walter Pinheiro aconteceu no salão Gardênia do Hotel Fiesta, no Itaigara, a partir das 14h30. Para justificar a sua decisão, Varela disse que não era tutelado a ninguém e que estava buscando o novo para a cidade. “Tentei com ACM Neto fazer algo novo por esta cidade, já que eu não pude viabilizar a minha candidatura”, explicou Varela. “Nosso pessoal tomou um caminho que contraria as nossas convicções, por isso quero dizer que eu vou votar em Walter Pinheiro para prefeito de Salvador, queira ou não o meu partido”, continuou ele. Contudo, ao explicar as razões da sua decisão, Varela fez rasgados elogios ao deputado ACM Neto. “Antes eu era precon-ceituoso com ele. Pensava que era apenas neto do senador. Mas é realmente um rapaz de caráter e preparado para a política”, declarou, referindo-se ao apoio dado a Neto no primeiro turno. De acordo com o apresentador, que é filiado ao PRB, antes de tomar a sua decisão ele falou com o presidente nacional, Vítor Paulo dos Santos, e o vice-presidente José Alencar. “Diante desse quadro de caos que está aí, o meu partido está conversando com Walter Pinheiro. Se o partido não concordar comigo, me desfilio hoje e me filio ao PT”, ameaçou Varela. (Por Evandro Matos)
Críticas à administração da cidade
Além das explicações sobre a sua decisão e os elogios a ACM Neto, antes de declarar o seu apoio a Walter Pinheiro, Varela fez algumas críticas sobre a cidade, sempre na área social. “Precisamos cuidar de nosso povo. Gente é mais importante do que cimento e asfalto”, disse. “Antes, eu falava para uma câmara. Nesta política pude ver nos olhos das pessoas. A cidade é encantada para os turistas, que vão embora e não vêem o que existe fora do centro. Mas a cidade precisa ser encantada é para quem vive aqui”, concluiu Varela, arrancando aplausos. O candidato da coligação “Salvador-Bahia-Brasil” (PT/PSB/PCdoB/PV), Walter Pinheiro, agradeceu o apoio recebido de Varela e disse que vai fazer um governo “que cuida das pessoas”, respondendo às reivindicações do apresentador. Pinheiro prometeu, entre outras coisas, criar a Secretaria de Defesa Social, que terá a missão de promover as políticas públicas em defesa das pessoas. “A cidade pode até estar bonita, mas se o povo está doente, a cidade não serve”, disse o petista, seguindo o discurso de Varela. “O povo de Salvador disse no primeiro turno que queria votar num projeto diferente. Por isso o seu apoio torna mais robusta a nossa caminhada”, concluiu Pinheiro, dirigindo-se a Varela. Prestigiaram a solenidade também o senador Magno Malta (PR-ES), o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, o presidente estadual do PSDB, Nestor Duarte, a candidata a vice-prefeita na chapa de Pinheiro, deputada Lídice da Mata (PSB), dentre outros.
Tarcízio Pimenta anuncia secretaria
O prefeito eleito de Feira de Santana, deputado Tarcízio Pimenta, e o atual prefeito José Ronaldo de Carvalho também vieram prestigiar o ato que marcou o apoio do Democratas à candidatura do prefeito João Henrique (PMDB) à prefeitura de Salvador no 2º turno. Eleito no primeiro turno com mais de 54% dos votos de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta foi bastante cumprimentado. Sobre a sua eleição, ele disse que “o povo compreendeu a nossa mensagem, que foi sempre pautada em cima da verdade e das ações desenvolvidas pelo prefeito José Ronaldo. A preocupação era mostrar o quanto o prefeito foi importante, retomando o progresso nestes últimos oito anos”. Pimenta disse que ainda não começou a montar a sua equipe de governo, mas pensa em tomar uma medida emergencial, que é a criação da Secretaria de Prevenção à Violência. O prefeito José Ronaldo, também bastante cumprimentado, disse que o povo compreendeu a proposta, mas fez questão de elogiar o futuro prefeito da segunda maior cidade da Bahia. “Houve uma sintonia do candidato com o povo. Ele gosta de trabalho, tem muita garra, o grupo estava unido e contou com o apoio de vários partidos”, sintetizou. Ronaldo disse que pretende inaugurar todas as obras que estão em andamento na cidade antes do final do seu governo. Sobre o futuro, disse: “Vamos nos aproximar mais do partido estadual e andar pelo Estado. Acho que devemos manter o diálogo sempre aberto, como este de hoje”. (Por Evandro Matos)
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Semana da Cultura Evangélica agita a cidade de Vitória da Conquista

  O evento que acontece entre os dias 01 a 09 de novembro com programação variada,  também receberá nomes da música gospel nacional, Theo Ru...

Mais visitadas