sábado, novembro 29, 2025

Trump e Maduro tiveram conversa por telefone em meio a mobilização militar dos EUA na América Latina, diz Times

 

Trump e Maduro tiveram conversa por telefone em meio a mobilização militar dos EUA na América Latina, diz Times
Foto: Daniel Torok / Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder venezuelano Nicolás Maduro tiveram uma conversa por telefone na semana passada, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira (28) pelo The New York Times. A interlocução ocorreu em meio à maior mobilização militar dos EUA na América Latina em décadas, com reforço de tropas, aeronaves e navios em uma operação oficialmente voltada ao combate ao tráfico de drogas, mas que também pressiona o governo venezuelano.

 

De acordo com o jornal, o telefonema ocorreu no fim da semana passada e foi confirmado por autoridades americanas sob condição de anonimato. Durante a conversa, Trump e Maduro discutiram a possibilidade de uma visita do líder venezuelano aos Estados Unidos e até um encontro presencial entre os dois. Maduro é procurado por agências antidrogas americanas, que o acusam de integrar um suposto esquema de narcotráfico — acusações que ele nega.

 

Fontes próximas ao regime venezuelano disseram ao NYT que não há qualquer visita programada. Maduro esteve nos Estados Unidos apenas três vezes desde que assumiu o poder, sempre para discursar na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York (2014, 2015 e 2018). A última visita de um presidente venezuelano ao país para uma reunião bilateral ocorreu em 1999, quando Hugo Chávez encontrou Bill Clinton.

 

A reportagem também aponta que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, participou da ligação. Rubio é um dos principais defensores de uma linha dura contra governos de esquerda na região e apoia uma intervenção militar na Venezuela.

 

Ainda nesta sexta-feira, o Washington Post publicou que o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, teria dado uma ordem verbal para “matar todos” os homens suspeitos de tráfico de drogas durante o primeiro ataque americano contra uma embarcação no Caribe neste ano.

Em destaque

Apertem os cintos! O megaescândalo do Banco Master está apenas começando

  Publicado em 18 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge reproduzida do Arquivo Google Dora Krame...

Mais visitadas