sábado, novembro 29, 2025

MESTRE SABARÁ, AOS 91 ANOS, EMOCIONA ITABUNA NA PRIMEIRA NOITE DA FLICACAU.

 

                          Fotos: Divulgada / Pedro Augusto - Secom Itabuna


MESTRE SABARÁ, AOS 91 ANOS, EMOCIONA ITABUNA NA PRIMEIRA NOITE DA FLICACAU.

A noite de abertura da festa literária foi coroada com uma apresentação antológica do Trio Jazz Sabará.

A abertura da Flicacau nesta quinta-feira (27), no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, Sul da Bahia, terminou com um dos momentos mais intensos do Espaço Jorge Amado. Aos 91 anos, Mestre Sabará marcou a primeira noite da Festa Literária da Região Cacaueira com uma apresentação carregada de emoção.

O Trio Jazz interpretou sucessos como "Garota de Ipanema" e "New York, New York", entregando ao público uma apresentação marcada pela vitalidade e pela história de uma vida inteira dedicada à música.

Ao final, Sabará compartilhou palavras que tocaram a plateia. "Eu tenho 91 anos de idade. Desde os 15 estou com a bateria, andando por esse mundo afora, por várias cidades desse Brasil e até mesmo em outros países", contou.

"A gente se emociona sempre, nunca parece que a coisa vai ficar simples. Mas não é qualquer hora que a gente encontra um aplauso como esse", complementou, visivelmente comovido.

O mestre relembrou sua trajetória em Itabuna: "Aqui nessa cidade eu tive a oportunidade de fundar conjuntos musicais e montar um curso de bateria. Daqui saíram músicos que hoje estão em seis países. Ver esses artistas pelo mundo, saídos da nossa escolinha, é a minha maior alegria".

Antes de deixar o palco, finalizou: "Tenho no meu coração todos vocês. Muito obrigado por tudo".

A noite foi encerrada com a apresentação de Juacy Ypsilone e Banda, que manteve o clima festivo e fechou o primeiro dia em tom de celebração.


ATRAÇÃO INTERNACIONAL.


A FLICACAU segue nesta sexta-feira (28) com mesas e debates nos diversos espaços do evento. Às 17h, no Espaço Jorge Amado, o destaque é o bate-papo “Fogo, mata e água: queimando para além das palavras”, com Wesley Correia e a atração internacional Arelis Uribe, mediado pela comunicadora Aracelly Romão.

Já às 19h, ocorre a mesa “A lavoura cacaueira: criadora de riquezas, histórias e preservação”, com Ruy Póvoas, Moema Midlej e Nilton Cruz.


A Estação Juventudes, a Flicauzinha, a Bahia Literária e a Casa dos/das Autores e Autoras Baianas também recebem uma série de atividades ao longo do dia, todas abertas ao público.


COLETIVO E EDITORAS


Com o tema Verde que te quero livro: contando a história da mata que nos sustenta, a Festa Literária da Região Cacaueira também é um espaço de colaboração com os coletivos e editoras independentes que fazem a literatura produzida na Bahia viajar Brasil afora: Editora Tertúlias, Editora Teatro Popular de Ilhéus, Editora Via Litterarum, Vixe Bahia Literária e Editora Mondrongo.

Na quinta-feira 27, além do público em geral, o Centro de Cultura Adonias Filho recebeu estudantes das escolas municipais Flávio Simões Costa, Luiz Viana, Tereza Cristina Ribeiro Estrela, Milton Rodolfo de Souza Machado, Caic Jorge Amado, Professor Everaldo Cardoso e João Mangabinha Filho.

A Festa tem parceria com a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna AACRRI, para a coleta seletiva ao evento.

Programação completa disponível no Instagram (@flicacau).

A Flicacau tem patrocínio do Governo do Estado. É contemplada também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon FPC, unidade vinculada à Secretaria de Cultura SecultBA e da Secretaria Estadual de Educação SEC. Conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação SEDUC e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania FICC. 


Realização: Seneh Comunicação & Projetos.


Assessoria de Imprensa:  Pedro Afonso Caires e Silva. 


Divulgação: Fábio Costa Pinto jornalista Mtb 33.166/RJ

Em destaque

Apertem os cintos! O megaescândalo do Banco Master está apenas começando

  Publicado em 18 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge reproduzida do Arquivo Google Dora Krame...

Mais visitadas