quarta-feira, novembro 26, 2025

Alcolumbre viola processo legal em oposição a Messias, diz advogado

Alcolumbre viola processo legal em oposição a Messias, diz advogado

Por Fábio Zanini, Folhapress

25/11/2025 às 21:38

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado/Arquivo

Imagem de Alcolumbre viola processo legal em oposição a Messias, diz advogado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP)

Coordenador do grupo jurídico Prerrogativas, alinhado ao governo Lula, o advogado Marco Aurélio Carvalho diz que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), está infringindo normas éticas e violando o devido processo legal em sua oposição à indicação do ministro Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal.

Nesta terça-feira (25), o presidente do Senado marcou a sabatina de Messias para 10 de dezembro, prazo considerado exíguo demais pela base do petista.

"Não podemos esquecer que a sabatina para ministro do Supremo no Senado é um processo jurídico e político. É na sabatina que são aferidos os requisitos de notório saber jurídico e reputação ilibada do indicado", diz Carvalho.

A oposição de Alcolumbre à escolha de Lula por Messias vem incomodando aliados do governo. O presidente do Senado trabalhava pelo nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu aliado.

Segundo o coordenador do Prerrogativas, os senadores não podem antecipar posição contra o ministro da AGU (Advocacia Geral da União) antes da sabatina.

"Os senadores se transformam nesse processo em juízes. Não podem antecipar votos, pois isso seria infringir o processo legal", afirma. "O que se quer para o Messias não é nenhuma facilidade, apenas um processo justo", diz.

Para Carvalho, a indicação de ministro do STF é prerrogativa do presidente. "O Senado também tem a prerrogativa de aceitar ou não, mas isso é uma decisão que tem de ser tomada depois da sabatina", disse.

Politica Livre 

Em destaque

Apertem os cintos! O megaescândalo do Banco Master está apenas começando

  Publicado em 18 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge reproduzida do Arquivo Google Dora Krame...

Mais visitadas