quinta-feira, novembro 27, 2025

Em Sergipe, o povo é vítima da terceirização dos serviços públicos

 Adiberto de Souza

em 27 nov, 2025 8:14


A Câmara de Aracaju promoveu, ontem, uma audiência para discutir sobre a terceirização de serviços públicos, particularmente nas áreas da saúde, educação e assistência social. Este debate chega no momento apropriado, pois tanto o governo de Sergipe quanto as prefeituras estão se eximindo de suas responsabilidades ao contratar as chamadas Organizações Sociais (OSs) que, em sua maioria, oferecerem serviços precários à população e atrasam salários dos empregados. Aliás, a terceirização está virando uma praga em Sergipe. O pior é que o estado e os municípios nem sempre fiscalizam a qualidade dos serviços prestados pelas OSs, deixando o contribuinte a ver navios quando recorre à tais entidades. Está correto o vereador aracajuano Iran Barbosa (Psol) ao defender que, em vez entregarem à iniciativa privada atividades importantes, o governo estadual e as prefeituras deveriam promover concursos. Segundo o parlamentar, na medida em que não privilegiam a seleção de novos servidores, garantindo-lhes a estabilidade, o poder público enfraquece o caráter social do Estado, compromete a continuidade das políticas públicas e prejudica diretamente a população, especialmente a mais vulnerável. Só Jesus na causa!

Caraminguás na conta

O governo de Sergipe começa a pagar, hoje, a folha salarial deste mês. Nesta quinta-feira, recebem os aposentados e pensionistas. Já amanhã, será a vez dos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações receberem os seus vencimentos. Os aniversariantes do respectivo mês também botam nos bolsos o valor correspondente à primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela do décimo terceiro será creditada nas contas dos aposentados e pensionistas no dia próximo dia 18. Os demais servidores receberão o restante do 13º no dia seguinte. Marminino!

Água pelo ralo

Sergipe desperdiça quase a metade de toda a água tratada pela Companhia de Saneamento (Deso) antes que ela chegue às torneiras. Segundo o Estudo de Perdas de Água 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), 45,74% da água tratada em nosso estado vai pelo ralo. No Nordeste, o estado com menor perda é o Piauí (40,57%), enquanto o campeão de desperdiço é Alagoas: 69,51%. A média nacional de perdas é de 40,14%. Misericórdia!

https://infonet.com.br/blogs/adiberto/em-sergipe-o-povo-e-vitima-da-terceirizacao-dos-servicos-publicos/

Em destaque

Apertem os cintos! O megaescândalo do Banco Master está apenas começando

  Publicado em 18 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge reproduzida do Arquivo Google Dora Krame...

Mais visitadas