Paulo Afonso - Bahia - 15/01/2024
Solenidade marca início das assinaturas dos contratos da Lei Paulo Gustavo
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paulo Afonso – ASCOM/PMPANa manhã desta segunda-feira (15) foi realizado mais um passo importante para a cultura em Paulo Afonso - a solenidade de início das assinaturas dos contratos da Lei Paulo Gustavo. O evento contou com a presença do prefeito em exercício, Marcondes Francisco, do secretário de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira, do superintendente de Cultura, Rogério Xavier, além de secretários de várias pastas e diversos artistas e fazedores culturais.
Em sua fala, Marcondes reforçou a importância da lei para impulsionar a cultura no município, além do compromisso da pasta em agilizar o processo. “São 87 fazedores culturais beneficiados. Nós teremos pela primeira vez os festivais de cinema, música, dança, literatura, artes plásticas, produções de documentários, videoclipes, musicais, oficinas de artesanatos, produção de vídeos e muito mais. Não houve nenhuma interferência nesse processo, por isso que houve essa agilidade e transparência”, explicou.
Entre os projetos contemplados está a primeira mostra de cinema de Paulo Afonso, do artista Sálvio Emanoel. “A Mandacaru Filmes que é a nossa produtora vai realizar a primeira mostra de cinema em Paulo Afonso, a gente sempre teve esse sonho e agora se torna realidade por conta da Lei Paulo Gustavo. É muito importante que a gente tenha esse incentivo a cultura. Sou de Paulo Afonso, nascido e criado, só saí para estudar e quando voltei continuei fazendo cultura e essa cultura precisa ser exposta. Esse tipo de material faz com que a gente suba um degrau e essa Lei veio para fazer isso no Brasil inteiro. É muito legal ver esse cuidado da Prefeitura com os artistas e foi tão bem elaborado esse projeto trazendo todo esse suporte para que a gente pudesse ter acesso”, diz Sálvio.
Após os contratos serem assinados, serão encaminhados ao setor financeiro para os artistas receberem o recurso e assim iniciarem a produção dos trabalhos artísticos. A ação vai empregar muitas pessoas, vai rodar a economia criativa e financeira dentro do município.
“Desde o primeiro momento que a Lei foi instituída e os valores foram definidos, a Secult juntamente com várias secretarias estiveram empenhadas para entender o que dizia a lei para a gente ter efeito positivo. É um recurso do Governo Federal e a responsabilidade do município é muito grande. Hoje nós estamos assinando esse contrato de cada artista para que ele possa desfrutar desse recurso e comece a planejar o que está dentro do projeto. Foram várias secretárias envolvidas juntamente com a Secult e o Conselho de Cultura para que tudo saísse perfeitamente dentro da ordem”, ressaltou o secretário Dernival.
O prazo para assinaturas segue até dia 26 de janeiro, no Ginásio Luís Eduardo Magalhães, de segunda a sexta, das 8h às 13h.
https://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=23547
Nota da redação deste Blog - O que aconteceu em Paulo Afonso foi uma notícia muito positiva para o setor cultural da cidade. A Lei Paulo Gustavo é uma importante iniciativa do governo federal para apoiar a cultura, e a Prefeitura de Paulo Afonso está cumprindo seu papel ao destinar recursos para essa finalidade.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e artistas, o que demonstra o apoio que a cultura tem na cidade. A assinatura dos contratos é um passo importante para que os projetos aprovados sejam realizados, e isso deve contribuir para o fortalecimento da cultura em Paulo Afonso.
Em contraste, o que está acontecendo em Jeremoabo é uma situação lamentável. A população está sendo prejudicada por uma gestão incompetente e sem compromisso com o bem-estar da população.
O povo de Jeremoabo foi vítima de uma campanha eleitoral mentirosa, que prometeu coisas que não seriam cumpridas. Agora, os moradores da cidade estão pagando o preço por terem votado em gente que não tem a capacidade de governar.
O que ocorre em Jeremoabo é um exemplo de como a política pode ser um instrumento de destruição. Quando as pessoas não são responsáveis, elas podem causar muito sofrimento ao povo.
Espero que a situação em Jeremoabo melhore em breve. A população merece ter um governo que a represente e que trabalhe para o seu bem-estar.
Aqui estão algumas sugestões para que a situação em Jeremoabo melhore:
- A população deve se unir e cobrar o governo municipal.
- Os órgãos de controle, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas, devem investigar as irregularidades que estão ocorrendo.
- A mídia deve denunciar os abusos do governo.
Acredito que, com a união de todos, é possível superar essa situação e construir um futuro melhor para Jeremoabo.