Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, janeiro 06, 2024

PGR pede que STF proíba apreensão de jovens fora do flagrante em praias do Rio




Segundo Paulo Gonet, as conduções não podem ser realizadas irrestritamente

TJRJ revogou a decisão do Supremo acerca da proibição da condução da apreensão sem ser em casos de flagrante. Procuradoria defende que apreensões não podem ser realizadas irrestritamente

Por Luana Patriolino 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta sexta-feira (5/1) que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que revogou a apreensão de crianças e adolescentes durante a Operação Verão. Segundo o chefe do Ministério Público Federal (MPF), as conduções não podem ser realizadas irrestritamente.

O entendimento da PGR é o mesmo da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que protocolou recurso no Supremo com o mesmo objetivo. Os ministérios públicos estadual e federal também assinaram o documento. Caso o STF acate o pedido, fica proibida a apreensão de menores sem ser em casos de flagrante nas praias do RJ.

"Ao suspender integralmente a liminar concedida na ação civil pública, a decisão do TJRJ não garantiu, porém, o direito de crianças e adolescentes de não serem submetidos a apreensões fora das hipóteses legais", declarou Gonet.

Por outro lado, o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), defendeu a apreensão de crianças e adolescentes nas praias. Em dezembro do ano passado, ele afirmou, via redes sociais, que a liminar contra a condução sem ser em flagrante impedia a atuação do Estado do RJ.

"(A decisão) impedia o Estado de exercer o importante papel de abordagem preventiva das nossas forças de segurança na Operação Verão!! Não nos restou outra alternativa senão ir à Justiça para defender o direito à segurança da nossa população. Seguimos firmes!", escreveu o governador.

Correio Braziliense / Estado de Minas

Em destaque

Lixão ao Lado do Posto Médico: Descaso com a Saúde Pública em Jeremoabo"

  A situação no Conjunto João Paulo II em Jeremoabo, onde um lixão está sendo permitido ao lado do Posto Médico, representa um descaso flagr...

Mais visitadas