Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, janeiro 08, 2024

"Jeremoabo: A Pérola do Sertão Baiano que Encanta os Turistas"

08/01/2024


Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV

Flávio Passos, Capitão Reinaldo Conte, Paulo Bonfim 1º Sargento, Jurandir Pereira, Clésio Costa, Pedro Pousada São Pedro e Jovino Fernandes - JEREMOABO TV

Turistas vindos de Minas Gerais e Vitória do Espírito Santo que buscam explorar a história de Jeremoabo têm a oportunidade de mergulhar em um universo rico em cultura e tradições. Jeremoabo, localizada no sertão da Bahia, é uma cidade que guarda em suas raízes a essência de um passado marcado por diferentes influências históricas e culturais.

Crédito: Google

Ao explorar os pontos turísticos e interagir com a população local, os turistas têm a oportunidade não apenas de absorver conhecimento histórico, mas também de vivenciar a hospitalidade e a riqueza cultural que permeiam Jeremoabo. Na companhia de Flávio Passos e de Jovino Fernandes, em meio a um bate papo, foi comentado por um dos visitantes, que Jeremoabo está perdendo sua identidade histórica, ao verem patrimônios históricos em ruínas, quando estes, deveriam ser preservados.

Foto: Crédito Família
No roteiro dos visitantes, fascinados pela a história do cangaço, os mesmos tendo a companhia de Flávio Passos, foram ao Bairro José Nolasco (Entroncamento) em busca de conhecer um pouco da história e familiares do saudoso Zé Rufino, Tenente da Polícia Militar, homem que lutou bravamente na época do cangaço contra o bando de Lampião.

Foto: Crédito Família

Complementado os locais de visitação, conheceram ainda, a

 Igreja Matriz, a Praça dos  Casarões, a primeira casa de 

Jeremoabo (ruínas), Mansão da família Sá (ruínas), o 

Cemitério São João Batista, em busca do túmulo de

 Cel João Sá e Zé Rufino.

 Finalizando os mesmos fizeram o trajeto das grutas na

 Serra do Cavaleiro (Serra da Santa Cruz), chegando a

 descer até a toca. Para tristeza dos mesmos, faltou-lhes

 à vista ao Museu que encontrava-se fechado e Fazenda Caritá.

Foto: Crédito Família

Os turistas vindos de Minas Gerais e do Espírito Santo

 trazem consigo uma curiosidade especial pela 

história de Jeremoabo, uma cidade que guarda

 tesouros históricos e culturais significativos.

 Foto: Zé Rufino. Crédito Família
Sargento Paulo, Jovino, Flávio Passos, Capitão Reinaldo Conte

Nosso agradecimento, ao Sr. Paulo, que se colocou à disposição, para
 reconstruir o túmulo do saudoso Zé Rufino, para que a história
 possa se perpetuar por longa data.


Nota da redação deste Blog -  " ... em um bate papo, foi  comentado por um dos visitantes, que Jeremoabo está perdendo  sua identidade histórica, ao verem patrimônios históricos em ruinas, quando estes, deveriam ser perservados."

O texto de Jovino é uma denúncia da falta de preservação do patrimônio histórico de Jeremoabo, no estado da Bahia. Aproveito para lamentar a descaracterização de importantes construções históricas, como a residência do Coronel Zizu (Dona Olga)ddescaracterizada, a primeira casa da cidade, a Casa do Coronel João Sá e a Casa do Barão de Jeremoabo, que hoje estão em ruínas. Tão grave e que também merece crítica e indignação foi a demolição do parque de Exposição, que ocorreu com a conivência dos vereadores que até hoje permanecem omissos sem prestar esclarecimento a população qual o mistério da prevaricação.

Sinto-me envergonhado com a situação e lembro-me do versículo bíblico Mateus 7:6, que diz: "Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os rasgarão."

Essa passagem bíblica é uma metáfora para a importância de preservar o que é valioso. No caso de Jeremoabo, o patrimônio histórico é um tesouro que está sendo desperdiçado. As construções históricas são testemunhas da cultura e da história da cidade, e sua preservação é fundamental para manter a identidade de Jeremoabo.

A falta de preservação do patrimônio histórico é um problema que ocorre em muitas cidades brasileiras. É importante que as autoridades públicas e a população se conscientizem da importância de proteger esse patrimônio, que é um bem de todos.

Aqui estão algumas medidas que poderiam ser tomadas para melhorar a preservação do patrimônio histórico de Jeremoabo:

  • Criação de uma lei municipal que proteja o patrimônio histórico da cidade.
  • Realização de campanhas de conscientização da população sobre a importância da preservação do patrimônio histórico.
  • Investimentos em restauro e conservação das construções históricas.

Essas medidas poderiam ajudar a evitar a destruição do patrimônio histórico de Jeremoabo e preservar a identidade da cidade para as futuras gerações.

Em destaque

Festivais gastronômicos movimentam economia e turismo de Salvador; veja os números

  Na Bahia, em 2023, festivais gastronômicos movimentaram mais de R$ 16 milhões Além de promover a democratização da boa gastronomia, a Salv...

Mais visitadas