ESTE FILME EU JÁ ASSISTI
RP: 9291/BA
É com grande preocupação que chamamos a atenção para um perigo iminente que ameaça nosso abastecimento de água em Jeremoabo, como também a instituição do CAPS que está ao lado e residências. Este mesmo filme a tempos a atrás, assistimos, quando a caixa que abastecia a cidade localizada na Avenida Brasília, pertencente à mesma empresa “EMBASA”, ao lado do Colégio Estadual ACM hoje Maria Leide de Oliveira, veio a tombar pelo o mesmo fato que a caixa atual está se apresentando. Começou com vazamento, por sorte, não provocou mortes ou mesmo destruição do colégio, residências, pousada, padaria que estavam ao seu arredor, devido a mesma estar com sua capacidade de água pela a metade em seu reservatório. Mas, mesmo assim todo o espaço ao redor, foi inundado. No antigo local da caixa que foi demolida após sua queda, foi construída a Câmara Municipal de Jeremoabo.
Este é um chamado urgente para ação coletiva a fim de evitar consequências mais severas.
Aqui, queremos fazer algumas indagações: os poços artesianos perfurados pela a Embasa são suficientes para atender a demanda da comunidade?
Em caso de manutenção para revisão do vazamento a comunidade será assistida com carros pipas?
A empresa não pode construir outro reservatório para uma possível emergência ou mesmo atender a demanda de residências existentes?
Identificar e corrigir um vazamento na caixa d'água é crucial, mas a prevenção desempenha um papel ainda mais vital. Inspeções regulares, a manutenção adequada da caixa d'água e o uso de tecnologias modernas, como sensores de vazamento, são medidas preventivas que podem salvar não apenas água, mas também recursos financeiros.
PEDIDO DA COMUNIDADE
Durante a nossa visita, fomos abordados por alguns moradores, onde os mesmos nos pediram para que alertássemos ao setor competente, para a retirada do lixo que está acumulado ao lado do Cemitério São João Batista. A via pública está sendo afetada, comprometendo não apenas a estética, mas também a qualidade de vida de todos, com o mau cheiro, ratos e baratas.
Nota da redação deste Blog - A matéria "Este filme eu já assisti" relata uma situação preocupante em Jeremoabo, no Estado da Bahia. A população da cidade está prestes a sofrer uma tragédia devido à inoperância da EMBASA, omissão do prefeito e dos vereadores.
Há anos atrás, uma caixa d'água da EMBASA desmoronou na cidade. Por sorte, não houve vítimas. No entanto, outra caixa d'água, localizada no Bairro de Brotas, que abastece toda a cidade, está com dois pontos de vazamentos no seu lastro. Essa caixa d'água é uma ameaça ao Centro de Atenção Psicossocial (CAP) ali ao lado, assim como às demais residências.
Além disso, a irresponsabilidade dos gestores públicos não para por aí. Logo ao lado da reservação de água e do cemitério, estão colocando lixo. Com isso, nem os mortos de Jeremoabo conseguem descansar em paz. Além de disputar vaga no cemitério, ainda têm que conviver com lixo.
A situação é grave e coloca em risco a vida da população de Jeremoabo. É preciso que as autoridades competentes tomem medidas urgentes para evitar uma tragédia.
Aqui estão algumas ações que podem ser tomadas:
- A EMBASA deve realizar um reparo imediato nos vazamentos da caixa d'água do Bairro de Brotas.
- O prefeito e os vereadores devem tomar providências para a limpeza da área ao lado da reservação de água e do cemitério.
- O Ministério Público deve investigar a omissão das autoridades públicas e responsabilizar os responsáveis.
A população de Jeremoabo deve cobrar das autoridades competentes a adoção de medidas para evitar uma tragédia.