Nota da Redação deste Blog - Assitindo a entrevista de Jovino em comemoraçao aos 30 anos da Rádio Vaza Barris, ocorreu um fato importante que fugiu a mémória do Jovino.
O Clube DAR era um local muito popular entre a juventude da cidade de Jeremoabo. No entanto, o padre Francisco, da Igreja Católica, pregava contra o clube, dizendo que ele era um lugar de "cobras e lagartos", como se fosse uma "Sodoma e Gomorra" instalada em Jeremoabo, inclusive que as mocinhas que ali frequetava era mais lambidas do que bezerro novo.
O Fundador e Venerável da Loja Maçônica Filhos de São João em Jeremoabo , José Montalvão, aproveitou a condenação do padre para sugerir uma permuta de local com o Clube DAR. A Loja compraria o terreno dos Cajuaeiros para a construção de um novo DAR, e o Clube cederia o seu terreno para a construção da sede da Loja.
Antonio Lourenço de Carvalho (Tonho do cantinho)estava Presidente do DAR e nós Venerável da Loja Mâçônica Filhos de São João Jeremoabo.
A reunião dos sócios do Clube DAR aprovou a permuta, que foi constada em ata. No entanto, o padre Francisco mudou de opinião e passou a dizer que o Clube DAR era um "local abençoado".
A repercussão das críticas do padre Francisco foi grande, e muitos moradores de Jeremoabo ficaram indignados com a ideia de a Loja Maçônica tomar o terreno do Clube DAR.
O meu pai João Isaías Montalvão, também ficou preocupado com a situação. Ele nos convocou para uma conversa e sugeriu que ele desistisse da permuta. O nosso saudoso pai João Isaías Montalvao argumentou que o Clube DAR era o único clube social da cidade onde a juventude podia se divertir, e que não seria justo tomar um imóvel da coletividade.
Fiquei convencido com os argumentos do meu pai e decidi desistir da permuta. Logo depois, e encontrei com o Senhor Vicente de Paula Costa, que sugeriu que a Loja Maçônica fosse construída em um terreno seu, que poderia ser pago quando a Loja pudesse.
A Loja Maçônica Filhos de São João foi construída no terreno do Senhor Vicente de Paula Costa, e está localizada no mesmo local até hoje.
Essa história é interessante porque mostra como as disputas religiosas e políticas podem afetar a vida das pessoas e das instituições. No caso, as críticas do padre Francisco ao Clube DAR quase levaram à transferência do clube para um novo local, o que teria sido uma perda para a juventude da cidade.
A nossa decisão de desistir da permuta foi uma decisão acertada, que evitou um conflito desnecessário e garantiu que o Clube DAR continuasse a ser um local de lazer e diversão para a juventude de Jeremoabo.
Até o dia quando resolveram permutar com a hoje Rádio Vaza Barris.