Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, agosto 03, 2023

No Pará, a Polícia Federal prende Bruno Heller, ‘o maior devastador da Amazônia’

Publicado em 3 de agosto de 2023 por Tribuna da Internet

Mais uma grande operação da Polícia Federal no meio ambiente

Deu no UOL

A Polícia Federal prendeu hoje o empresário Bruno Heller, apontado pelos investigadores como o “maior devastador” da Amazônia já identificado. O empresário foi capturado em Novo Progresso, no Pará, em meio à Operação Retomada, que mira um esquema de invasão de terras da União e desmatamento para criação de gado na floresta amazônica. Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Novo Progresso (PA) e Sinop (MT).

A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 116 milhões, além do sequestro de veículos, 16 fazendas, imóveis e a indisponibilidade de 10 mil cabeças de gado. O valor, segundo a PF, é o mínimo para o restauro ambiental das áreas afetadas.

REI DOS GRILEIROS – Bruno Heller foi preso em flagrante com ouro bruto e uma arma ilegal, afirmou a PF. Ele foi conduzido ao sistema prisional em Itaituba (PA), onde deve passar por audiência de custódia amanhã.

Heller teria desmatado 6,5 mil hectares de floresta e se apossado ilegalmente de 21 mil hectares de terra da União, diz a PF. A área destruída equivale a quase quatro ilhas de Fernando de Noronha, destacou a corporação.

PF diz que o empresário já havia sido autuado 11 vezes e recebido seis embargos do Ibama por irregularidades. Uma perícia identificou danos do grupo do grileiro à Terra Indígena Baú.

CADASTROS FALSOS – Desmatamento ocorria para liberar área para pastagem, assim como esquema de grilagem de terras, incluindo em terras indígenas. O pecuarista e sua família realizavam cadastros falsos no Cadastro Ambiental Rural em nome de terceiros para, depois, destinar a área à criação de gado.

O grupo desmataria tais áreas e as destinaria para criação de gado. Assim, os verdadeiros responsáveis pela exploração das atividades se sentiriam protegidos contra eventuais processos criminais ou administrativos, os quais seriam direcionados aos participantes sem patrimônio

O UOL tenta contato com a defesa de Bruno Heller. Se houver resposta, o texto será atualizado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
 Auspiciosa matéria enviada por Armando Gama. Mostra que nem tudo está perdido e a Polícia Federal continua sendo uma das instituições mais eficientes do País, após o esquema Lava Jato, que foi por ela descoberto. Os delegados federais deveriam assumir o governo inteiro durante quatro anos, para varrer da política essa gentalha que hoje a ocupa. Com isso, o Brasil poderia usar a crise climática a seu favor para diminuir a desigualdade. Os EUA nos oferecem uso de satélites para monitoramento da Amazônia, mas os militares brasileiros não têm medo do ridículo e fazem o governo recusar, alegando que não aceitam o país ser espionado. Ah, Brasil… (C.N.)


Em destaque

Líderes europeus sobem tom e se unem contra interferências de ‘reacionário’ Elon Musk

  Foto: Reprodução/Instagram O bilionário Elon Musk 06 de janeiro de 2025 | 19:15 Líderes europeus sobem tom e se unem contra interferências...

Mais visitadas