Publicado em 6 de novembro de 2022 por Tribuna da Internet

Todo plastificado, Dirceu quer voltar à cena, e Lula não deixa
Igor Gadelha
Metrópoles
Ex-todo-poderoso ministro da Casa Civil do primeiro governo Lula, José Dirceu vem mantendo distância regulamentar do agora presidente da República eleito. No dia do segundo turno, no domingo (30/10), por exemplo, Dirceu estava em São Paulo, mas optou por não ir ao hotel onde a maioria dos petistas acompanhou a apuração e onde Lula fez seu primeiro pronunciamento.
O ex-ministro assistiu à contagem de votos em um galpão no bairro Campos Elíseos. Estava ao lado de advogados e de lideranças do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). O único integrante da família Dirceu a ir ao hotel de Lula foi o filho do ex-ministro, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que se reelegeu ao cargo no primeiro turno.
NOS BASTIDORES – Na campanha, a movimentação de Dirceu nos bastidores ocorreu à revelia de dirigentes do PT. O temor era de que a imagem do ex-ministro da Casa Civil de Lula, condenado no Mensalão e na Lava Jato, contaminasse a campanha do ex-presidente.
Por causa disso, dirigentes do PT e auxiliares de Lula têm feito questão de dizer que Dirceu não fará parte de um eventual futuro governo do petista.
Aliados dizem que o ex-ministro tem consciência de que sua presença poderia trazer problemas para Lula, que, desde a campanha, já descartou não somente a presença de Dirceu no futuro governo, como também da ex-presidente Dilma Rousseff.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Já foram tão ligados que Lula nada fazia sem consultar Dirceu, amigo de todas as horas. Inclusive Dirceu foi encarregado por Lula de contratar os advogados e cuidar pessoalmente da defesa de Rosemary Noronha, a segunda-dama que adorava viajar com Lula ao exterior, recebendo diárias em dólar. É triste ver as amizades terminarem assim, sem motivo e razão, como diria o genial cantor Tito Madi. (C.N.)