Publicado em 1 de abril de 2022 por Tribuna da Internet
Valdo Cruz
G1 Brasília
Diante das notícias sobre a possibilidade de desistência tanto de João Dória como de Sergio Moro da disputa presidencial, a cúpula do MDB julgou que poderia estar sendo construído o cenário ideal para o fortalecimento do nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) para ser a candidata à Presidência dos partidos PSDB, União Brasil e MDB.
Os presidentes das três legendas têm mantido conversas para escolher um candidato único para disputar a Presidência da República e tentar quebrar a atual polarização na disputa entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
BAIXA REJEIÇÃO – Na avaliação de lideranças do MDB, a senadora Simone Tebet pode acabar ocupando o espaço de candidatura da terceira via. Ela tem baixa rejeição e seria a única mulher na disputa presidencial.
O governador de São Paulo, João Doria, chegou a comunicar a seu vice, Rodrigo Garcia, que havia desistido de deixar o governo e de disputar a Presidência da República, o que gerou uma crise no PSDB paulista.
Mas aliados de Doria conseguiram convencê-lo a recuar de sua decisão ele mante ve sua promessa de deixar o governo de São Paulo, para liberar o Estado para o vice Rodrigo Garcia, que vai disputar a sucessão paulista.
MORO DESISTIU – Já o pré-candidato do Podemos à Presidência da República, Sergio Moro, decidiu deixar sua legenda e migrar para o União Brasil.
Segundo interlocutores do ex-juiz e do União Brasil, neste primeiro momento Moro iria confirmar a mudança de legenda, mas deixar em aberto qual cargo ele disputará. Mas, nos bastidores, uma ala do partido pretende que ele busque uma vaga na Câmara dos Deputados, para operar como um puxador de votos para a nova legenda.
AINDA HÁ ESPERANÇA? – Nesta sexta-feira, dia 1º, Moro explicou que ainda nutre esperança de ser candidato à Presidência, caso suba nas pesquisas de intenção de voto.
Dentro do União Brasil, as negociações vão em outro sentido. As conversações entre os presidentes do União Brasil, PSDB e MDB é que eles tenham um só candidato a presidente. Os nomes citados são da senadora emedebista Simone Tebet e do tucano Eduardo Leite, que deixou o governo do Rio Grande do Sul.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Caramba! Quer dizer que o União Brasil estaria dando a entender que prefere a candidatura única da terceira via com Simone Tebet ou Eduardo Leite, que até agora não pontuaram mais de 1% em nenhuma pesquisa. Como entrar numa patacoada dessas?
E essa história da nota oficial em que o União Brasil “exige” que Moro se candidate a deputado? Não será apenas jogo de cena?
Mais ainda, alguém poderia acreditar que o candidato favorito da terceira via, Sérgio Moro, teria desistido da candidatura para dar força aos que mal pontuam nas pesquisas? Será que não desconfiam que Moro está apenas trocando um partido mais fraco por um mais forte? Isso não parece óbvio? (C.N.)