José Carlos Werneck
O pré-candidato pelo PDT, Ciro Gomes, participou da Agrishow, em Ribeirão Preto, nesta quinta-feira e foi hostilizado por apoiadores do presidente Bolsonaro. Ele reagiu e chamou os críticos de “nazistinhas” e “ladrões de rachadinha”. Ele respondeu com xingamentos a um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro na 27ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto.
Em entrevista coletiva após a confusão, Ciro Gomes não classificou o caso como uma discussão. “Não teve bate boca. Meia dúzia de nazistinhas gritaram ‘nordestino, cearense, vai embora. Bolsonaro! Mito’. E eu digo: ‘Ladrão de rachadinha’. Só isso”.
“AGIU À ALTURA” – À noite, a equipe do pré-candidato divulgou nota de esclarecimento nas redes sociais. Alegou que Ciro Gomes foi “insultado e sofreu tentativas de agressão física por militantes bolsonaristas”.
Os agressores teriam ainda agido com “profundo preconceito contra nordestinos”.
De acordo com a nota, Ciro “agiu à altura e lamenta ter sido forçado a agir com veemência, mas entende que esse tipo de comportamento fascista deve ser enfrentado, ou as milícias bolsonaristas se sentirão no direito de atacar a todos, inclusive a quem não consiga se defender”.
PERDEU A LINHA – Em vídeos que circulam nas redes sociais Ciro é visto sendo xingado e vaiado por pessoas que endossaram gritos de “mito”, em referência a Bolsonaro. Em certo momento, o candidato do PDT responde: “Roubou tua mãe ou comeu ela? Não tem educação, babaca? Vai tomar no teu cu”…
Ao circular pela feira, Ciro Gomes foi chamado de “vagabundo” por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro , que também gritavam “mito” repetidamente. Um homem chegou a se aproximar do presidenciável com um celular e provocá-lo, mas foi afastado por seguranças do pré-candidato.
Ciro trocou ofensas com alguns dos presentes, fazendo referência às acusações de rachadinhas pelos filhos de Bolsonaro e pelo próprio presidente. “Eu nunca roubei nada, nem a tua mãe”, respondeu Ciro.