Publicado em 11 de abril de 2022 por Tribuna da Internet
Com a desistência de Sérgio Moro “no momento”, ganhou ainda mais força a conspiração armada para garantir Lula da Silva e Jair Bolsonaro no segundo turno, para delírio dos tais institutos de pesquisa, aqueles que a todo momento assediam brasileiros em todos os cantos do país, mas ninguém conhece uma só pessoa que já tenha dado entrevista aos pesquisadores.
E houve uma enorme surpresa — ao invés de aumentar os índices dos demais candidatos da terceira via, as pesquisas mostraram que a maioria dos seguidores de Sérgio Moro passou a apoiar Bolsonaro. Como Piada do Ano, realmente trata-se de concorrente de altíssima criatividade.
ESTRANHA TEORIA – Quem diria, hein? Os apoiadores de Moro simplesmente teriam desistido da terceira via. E como continuam detestando Lula, imediatamente caíram nos braços de Bolsonaro. Mas trata-se de uma suposta constatação estatística muito estranha e inusitada. Aliás, o Instituto Paraná já indica até “empate técnico”.
Bem, com a divulgação dessas pesquisas, os adoradores de Lula e Bolsonaro entraram em êxtase coletivo. Ao mesmo tempo, os dois lados estão convencidos de que já venceram, vejam aí outra bela Piada do Ano.
Mas os resultados são tão absurdos que nem mesmo Bolsonaro aceita. Ao invés de comemorar, ele ironizou: “Quem acredita em pesquisa, acredita em Papai Noel também. Nenhuma pesquisa acertou em 2018 e não vai ser agora que vai acertar”, afirmou do palanque, durante uma solenidade eleitoreira para inaugurar a ampliação do aeroporto de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
FALTA MUITO TEMPO – Conclusão: as pesquisas e os jornalistas querem liquidar a terceira via de véspera, feito peru de Natal. Mas ainda falta muito tempo e as negociações estão em curso, agora incluindo também Ciro Gomes, do PDT.
E o partido Podemos já decidiu que vai apoiar a candidatura única da terceira via, junto com União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania.
Para finalizar, é sempre bom registrar o que pensa Jorge Paulo Lemann, o maior empresário do país, cuja opinião nos foi enviada por Antonio Fallavena. “Temos uma eleição em andamento no Brasil e nós teremos um novo presidente“. Ou seja, o megaempresário não acredita na vitória de Bolsonaro. E quem o conhece sabe que Lemann não está apoiando Lula.
###
P.S. – Como dizia o presidente americano Richard Nixon, é a maioria silenciosa que vai decidir esta eleição, em meio à barulheira causada por lulistas e bolsonaristas. (C.N.)