domingo, abril 03, 2022

Marta destaca lançamento do programa de governo participativo em Feira: "Continuidade do processo democrático que resultou em gestões bem avaliadas na Bahia”

                                             (Foto/ Crédito André Fofano)


A vereadora Marta Rodrigues, pré-candidata a deputada federal pelo PT, destacou neste domingo (3) a importância do Lançamento do Programa de Governo Participativo(PGP), em Feira de Santana,  com os pré-candidatos do PT e aliados,  movimentos sociais da Bahia e setores da sociedade civil, que serve como ferramenta para  construção de um projeto para o avanço social da Bahia com a escuta e participação da população. 

 “Muito importante para a Bahia e para Feira também.  O PGP é um processo democrático fundamental, que está enraizado em nosso Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores, faz parte do que somos, que é estar ao lado das pessoas para ouvi-las e trabalhar para melhorar a vida delas, levar qualidade, justiça social e combater as desigualdades”, frisou. 

Marta lembra que a realização de PGPs já ocorreu em todos os governos do PT na Bahia, sendo os últimos dois coordenados pelo pré-candidato a governador do Estado, Jerônimo. 

“O resultado desse trabalho, que é mais uma ferramenta de gestão,  é referendado com o avanço social e com o alto índice de aprovação das gestões de Wagner e Rui. Estamos dando continuidade a esse ciclo, pois a gente entende que para cuidar da vida das pessoas é preciso ter conhecimento da realidade delas, daí a importância não só de ouvir para construir, mas também percorrer os 417 municípios baianos para ver de perto, pisar no chão para conhecer as pessoas. Essa é nossa forma de fazer política”, destacou Marta. 

Para a petista, a participação popular no programa de uma gestão governamental é fundamental para diversas campos de luta, com a efetivação das políticas públicas eficientes e inclusão de orçamento para execução. 

 “A Bahia é outra hoje,  vive um processo de governo democrático, com t escuta, respeito aos movimentos sociais, de mulheres, dos conselhos estaduais  É um trabalho coletivo”,  disse. 

Marta lembra o compromisso com a Educação como direito universal e gratuito, área que teve investimentos importantes, quando a Bahia sai de uma universidade para seis, inaugura 20 campis universitários e 40 escolas técnicas, tendo  atualmente mais de cem escolas  sendo construídas noa interiores e mais de 1.5 milhões de pessoas foram alfabetizadas pelo TOPA. 

 Na Saúde, acrescenta Marta, as gestões do executivo estadual do PT, mesmo com o contingenciamento do SUS, continuou investindo e são 20 novos hospitais e 21 políclinicas, atuando também em Salvador, que sofre o descaso da gestão municipal na área.

 “O governo da Bahia fez em Salvador  o Hospital Ortopédico da Bahia e do Centro de Educação, Inovação e Formação da Bahia (CEINFOR), ampliou o Hospital Geral do Estado (HGE 2) e do Roberto Santos,  Hospital do Subúrbio, fez o novo Instituto Couto Maia  o  Hospital Metropolitano, o Hospital da Mulher, policlínicas, além de Unidades Básicas de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps)".

Segundo Marta, o PGP  compõe a forma de fazer política do PT e lembrou a declaração do senador Jaques Wsgner, de que não se trata de uma gentileza, e sim de uma obrigação.   “E vimos resultado positivo na vida das pessoas, pois juntos solucionamos problemas e combatemos desigualdades. É assim que nascem os programas sociais, como Luz para Todos, Bolsa Família,  levando dignidade, cidadania e tirando milhares da miséria. E a população inteira pode participar, com sugestões, ideias, projetos também pela internet e pelo site pgpbahia.com.br" . 

Ainda de acordo com a petista, o povo baiano não deseja o retorno do autoritarismo, do descaso e da falta de investimento vividos durante as gestões do DEM. “Seja a nível estadual, municipal e nacional, há o reconhecimento da população desse processo democrático, participativo, de garantia de direitos humanos ao lado  dos movimentos sociais, dos sindicatos, das organizações da sociedade civil. A Bahia avançou socialmente e o alto índice de aprovação de Rui e Wagner mostra isso. Nossa luta é paara que a Bahia não retroceda”, declarou.

Em destaque

Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais

  Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais O prefeito de Jeremo...

Mais visitadas