Publicado em 9 de abril de 2022 por Tribuna da Internet
Vicente Limongi Netto
Dois assuntos: 1) Lula deveria saber que quem fala demais dá bom dia a cavalo, ensina o ditado popular. O triunfalismo exacerbado do candidato petista indica que Lula precisa frear a língua. Dirigiu sandices para deputados, insultou o Congresso e defendeu, açodadamente, a legalização do aborto. Tiros no pé e as eleições ainda estão longe; 2) Assombrosa pantomima a pretensão de parlamentares fantoches de Bolsonaro, querem obrigar o ministro do STF, Alexandre de Moraes, a comparecer ao Senado, para dar explicações sobre os recentes fatos políticos dos quais é relator.
É bobagem. O ministro Moraes não vai servir de palanque nem de pasto para saciar o apetite de demagogos, oportunistas e ressentidos, ávidos por minutos de fama.
SEM VOTOS – Nada contra a terceira via. Todos têm direito a um lugar ao sol. Cada dia mais perto do meio-fio da brigalhada e da vaidade desenfreadas. O busilis da questão é a falência total de votos. As duplas especuladas dão calafrios na espinha. Ciro bate o pé e mantém o estilo raivoso. Prefere correr solto, na escuridão da quarta via.
Moro deu no pé, meteu o galho dentro. Mas não perde a pose. Melhor para Bolsonaro e para o próprio Lula. Dória, por ser do maior e poderoso Estado de São Paulo, é, com todos os defeitos, o que mais pode agregar votos. Vem com tudo, a partir de maio.
Coitado do forte MDB, atolado na rinha com a fraca Simone Tebet. Quadro ruim para o partido de grandes conquistas. No país todo. Caciques do MDB esperam que o fraco desempenho da senadora não prejudique as eleições municipais. Será difícil, quase impossível, os cardeais da terceira via chegarem finalmente a um nome de consenso. Palavra ardilosa que vem tirando o sono de dezenas de políticos. A maioria deles, sem votos suficientes para amedrontar Lula e Bolsonaro.
NOTÍCIA ALVISSAREIRA – Revela o bem informado colunista Eduardo Brito (Jornal de Brasíia – Do Alto da Torre, dia 6) que o ex-senador Paulo Octávio pode vir a ser o próximo candidato à vice-governador na chapa de Ibaneis Rocha, que pleiteia a reeleição.
O bom senso espera que a notícia prospere, porque Paulo Octávio é homem público valoroso, agregador, qualificado, respeitado e tem votos entre o eleitorado brasiliense.