terça-feira, abril 05, 2022

Daniel Silveira já estuda uma saída política caso seja condenado à prisão de Supremo

Publicado em 4 de abril de 2022 por Tribuna da Internet

Daniel Silveira já estuda cenário político caso seja condenado e preso

Silveira tem poucas esperanças de ser salvo pelo plenário

Bruna Lima e Gustavo Zucchi
Metrópoles

O deputado Daniel Silveira acredita que, se for condenado e tornado inelegível pelo STF, elegerá “pelo menos uns 15” em seu lugar. O parlamentar, que será julgado pelo Supremo no dia 20 de abril, não explica como fez a conta. O bolsonarista, que se filiou nesta quinta-feira ao PTB de Roberto Jefferson, se considera um mártir político no Brasil e afirma a aliados que não perderá sua voz política se for condenado.

Os ministros do Supremo vêm conversando, desde o início de março, para julgar e condenar Silveira pelos crimes de coação, ameaça contra os ministros e incitação de animosidade entre as Forças Armadas e o STF. A pena também incluiria a cassação de seu mandato.

REUNIÃO DE LÍDERES – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), avisou a deputados que não tratará do caso de Daniel Silveira (União-RJ) até a próxima reunião do colégio de líderes, que deve acontecer nesta terça-feira (dia 5).

Até o momento, a única manifestação de Lira sobre o assunto foi uma nota emitida na quarta-feira (30/3), na qual deu a entender que não compraria briga, ao dizer que o caso caberia ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Hoje, há ao menos dois requerimentos protocolados na Câmara por parlamentares pedindo para sustar a ação penal contra Silveira que tramita no STF. Além disso, o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), também estuda protocolar um novo pedido nesse sentido.

SUSTAR A AÇÃO – A Câmara, por ampla maioria, autorizou o Supremo a processar o deputado. Apesar de Silveira ter aceitado colocar a tornozeleira eletrônica, como ordenado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, aliados do deputado ainda querem sustar a ação penal contra o deputado que corre no STF. Especialmente, porque a maioria do Supremo parece desfavorável a Silveira.

Nesta sexta-feira (dia 1º), o plenário virtual da Corte formou maioria a favor das medidas impostas por Moraes ao parlamentar – usar tornozeleira e pagar multa diárias de R$ 15 mil em caso de descumprimento. Assim, tudo indica que ele seja condenado no dia 20. E a prisão e a perda de mandato então teriam de ser submetidas ao plenário.


Em destaque

Ministro do STJ manda Polícia Federal retomar inquérito sobre compra de respiradores por Rui Costa

  Ministro do STJ manda Polícia Federal retomar inquérito sobre compra de respiradores por Rui Costa Og Fernandes deu prazo de 90 dias para ...

Mais visitadas