As chuvas que atingiram a Bahia durante o mês de dezembro deixaram um resultado desastroso. Até a terça-feira, dia 4, a Defesa Civil do Estado registrou 26 pessoas mortas e 520 feridos, além de 29.243 desabrigados e 73.518 desalojados. No total, 796.882 foram atingidas pelas tempestades, no que já é considerada a maior tragédia climática da história baiana.
Rapidamente, o governador Rui Costa agiu. Se mudou para o sul do estado, fixou uma sede em Ilhéus e começou a circular pelas cidades atingidas pelas chuvas, anunciando medidas para auxiliar a população que, de alguma forma, foi afetada.
O tamanho da tragédia e a proximidade de Rui Costa nos esforços para ajudar a população do interior baiano deram ao governador uma visibilidade muito grande, inclusive a nível nacional, onde aproveitou para rivalizar com o presidente Jair Bolsonaro, que passou o final de ano curtindo férias nas praias de Santa Catarina.
Na pauta desta semana no Terceiro Turno, com análise dos jornalistas Gabriel Lopes, Lula Bonfim e Anderson Ramos, os ganhos políticos de Rui Costa em sua atuação diante das chuvas no interior da Bahia.
Com edição de Paulo Victor Nadal, o podcast está disponível no nosso site todas as sextas-feiras, sempre às 8h10, e nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox e TuneIn.