Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, março 21, 2021

Mourão poderia até ser uma solução, mas não mudaria nada, seria apenas um Bolsonaro II

Publicado em 21 de março de 2021 por Tribuna da Internet

erra ao analisar o papel dos governos estaduais | Exame

Se chegasse ao poder, Mourão não mudaria muita coisa

Francisco Bendl

Recordando declarações do vice-presidente Hamilton Mourão, nota-se que ele se destaca negativamente quando aborda assuntos os mais diversos, em razão de não ser político, então é fácil meter os pés pelas mãos. Certamente a mais polêmica de todas, se deu quando comentou que o salário mínimo era causa da inflação.

Convenhamos, o vice não foi apenas infeliz na sua afirmação, mas comprovou a sua incapacidade para a função política que desempenha. Observo que também Mourão é carente na sua opacidade, e posso até estar enganado, reconheço antecipadamente, mas lhe falta personalidade, imposição, demonstrar que é vice-presidente, e não apenas um simples porta-voz de Bolsonaro tentando ora corrigir as asneiras proferidas pelo presidente ora querendo interpretar as maldades de Bolsonaro.

SIMPLES COADJUVANTE – Mourão concedeu a si mesmo ser coadjuvante no Planalto, ao invés de ser protagonista neste processo de mutação entre os vários anos petistas no comando do Brasil e, agora, um arquirrival de Lula na Presidência.

Pois esta radicalização mais enfática dada por Bolsonaro e consubstanciada pelos militares, inclusive Mourão, tornou-se uma das maiores contradições deste governo federal, ao alegarem que, para poder “governar”, seria necessário aliar-se ao Centrão irremediavelmente.

Aliás, não vejo diferença alguma entre o Centrão e o PT. O conjunto de partidos políticos que compõe esse grupelho de mercenários, corruptos e incompetentes, assemelha-se em demasia com os petistas, logo, essa ojeriza, o repúdio e a ira contra Lula, se desvanece nesses acordos espúrios e incoerentes propostos por Bolsonaro, consequentemente aceitos por Mourão.

NADA VAI MUDAR – Supondo que Bolsonaro seja impedido de continuar através de um impeachment, logicamente sendo substituído pelo vice-presidente, essa velha e desgastada política do toma lá dá cá continuará como agente principal no Congresso, na obtenção de votos suficientes à aprovação de projetos do Executivo.

Se existem motivos de preocupação advindas de nuvens que anunciam ventos, chuvas e raios que se abateriam sobre a democracia, saliento que esse modelo atual e utilizado vorazmente em administrações pregressas, será causa de conflitos graves amanhã ou depois.

O motivo é simples: Repete-se à exaustão o distanciamento do povo nessas combinações heterodoxas politicamente, que têm prejudicado, lesado e causado sérios prejuízos ao cidadão, pelo fato de seus representantes no Legislativo votarem favoravelmente ao que exige o governo, sem atender às graves questões que têm sido causas do aumento da miséria, pobreza, fome e desemprego.

FALTA CORAGEM – Mourão modificaria essa relação pornográfica com partidos e parlamentares corruptos e desonestos?  Creio que não teria coragem para tanto, muito menos a ousadia de alterar a maneira como Bolsonaro praticou, desde que assumiu o Planalto, o seu jeito de administrar o país, mediantes medidas capciosas, incapazes de resolverem ou, no mínimo, aplacarem os graves problemas sociais e econômicos que nos afligem como nação e povo.

Ou os militares assumem o país nos moldes de 64, alteram fundamentalmente o modo de atuação parlamentar, impondo limitações salariais, eliminação de regalias, mordomias e privilégios indecentes e desonestos, um número menor de partidos e parlamentares ou, então, as nuvens carregadas vão despencar uma tempestade bíblica sobre o Brasil.

Pelo andar da carruagem, Mourão jamais tomaria essa atitude, dando seguimento apenas à maneira absurda, nociva e nefasta de governar como Bolsonaro, porém com declarações mais amenas, mais brandas, mais educadas e nada mais. No entanto, eventualmente, mesmo sendo educado, Mourão é dado a desatinos, descalabros, sem maiores reflexões entre o que diz e  a realidade brasileira.

Em destaque

Leia a íntegra do relatório da PF: Moraes retira sigilo do inquérito sobre golpe tentado pela organização criminosa de Bolsonaro

  Leia a íntegra do relatório da PF: Moraes retira sigilo do inquérito sobre golpe tentado pela organização criminosa de Bolsonaro O ministr...

Mais visitadas