terça-feira, março 09, 2021

Fachin pede adiamento de julgamento de suspeição de Moro e pede decisão de Fux


Decisão de Fachin acirra a disputa com Gilmar Mendes

Aguirre Talento e Carolina Brígido
O Globo

Após o anúncio de que a Segunda Turma colocaria em julgamento a suspeição do ex-juiz Sergio Moro na condenação do ex-presidente Lula, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu no início da tarde desta terça-feira, dia 9, pedir o adiamento desse julgamento e enviar o caso para o presidente do STF, Luiz Fux, resolver a divergência.

A decisão de Fachin acirra a disputa com o ministro Gilmar Mendes, da ala anti-Lava-Jato do STF. Na segunda, após anular as condenações de Lula, Fachin declarou que o processo de suspeição de Moro tinha perdido o objeto e não precisava mais ser julgado — com isso, buscava proteger as investigações da Lava-Jato de eventuais impactos caso Moro fosse considerado suspeito.

NA PAUTA – Gilmar Mendes havia pedido vista e segurava o julgamento da suspeição de Moro desde dezembro de 2018, mas decidiu reinserir o assunto na pauta após a entrada do ministro Kássio Marques, por acreditar que o novo ministro acompanharia seu entendimento para declarar o ex-juiz como suspeito.

“Considerando que a Presidência da Segunda Turma vem de incluir em pauta o HC 164.493, apesar de estar ele concluso neste gabinete e apesar de ter sido julgado prejudicado, indico o adiamento do feito”, escreveu Fachin no despacho. “Ante o exposto, indico o adiamento e determino a remessa dos autos à Presidência para que resolva questão de ordem —, afirmou.

Com esse movimento, Fachin coloca Fux dentro da estratégia para preservar a Lava-Jato. O presidente da Corte terá que avaliar se o processo de suspeição poderá ainda ser julgado. Ainda assim, o ministro Gilmar Mendes deve insistir na sessão da Segunda Turma pelo julgamento do caso.

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas