Publicado por Soraia Mazarão Advocacia
Em nosso cotidiano encontramos muitas pessoas que tiveram êxito em suas ações contra um empregador ou em uma indenização por produto defeituoso, por exemplo. E quando passamos por uma situação parecida, baseada na experiência dessas pessoas, acreditamos que também se trata de uma “causa ganha“.
Alguns advogados, por medo de perder o cliente, para conquistá-lo ou mesmo por excesso de confiança em seu trabalho, acabam afirmando que determinado processo é uma causa ganha. Se isso acontecer com você, no mínimo desconfie deste profissional.
Esta afirmação é um mito bem comum no âmbito do direito. Mas de acordo com o código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, prometer isso ao cliente é totalmente errado. O artigo 8º do código de Ética diz que: “O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das consequências que poderão advir da demanda”.
Quando um advogado aceita defender os interesses do seu cliente, ele utilizará todos os recursos disponíveis para obter sucesso. Conhecimento jurídico, provas, teses, argumentos, testemunhas entre outros. Porém, em nenhum momento ele poderá afirmar ao cliente que esta é uma causa ganha.
Por mais que o advogado faça tudo que está ao seu alcance para ganhar o caso, é o juiz quem toma a decisão final. É ele quem avalia as provas, testemunhos e teses e julga se o cliente vai ganhar ou não o processo em questão.
Portanto, antes de entregar seu caso a um advogado que lhe garanta “causa ganha”, pense que ele já está fazendo falsas promessas. Avalie o profissional, sua reputação e seus cases de sucesso. Desta forma você não sai frustrado e seu caso tem mais chances de dar certo.
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