..
A Câmara é o reflexo de uma sociedade. Em primeiro plano, apresenta-se a função de representar os diversos segmentos e setores da sociedade, pois o vereador é um representante dos eleitores. A câmara municipal, portanto, deve reproduzir a diversidade de interesses, valores e ideologias da população da cidade.
Não existe país com governo corrupto e população honesta', diz historiador
Declaração foi feita pelo historiador da Unicamp (SP) Leandro Karnal.
Para o especialista, a ética deve começar pela família e pela escola.
" O parágrafo único do artigo 1º da nossa “Constituição Cidadã” destaca que “todo o poder emana do povo”. Abraham Lincoln (1865) destacou que democracia é o governo do povo (legitimidade à origem do poder político do governo), pelo povo (exercício do poder político) e para o povo (finalidade do poder político). Rousseau (1778) ressaltou que “o Poder Legislativo pertence ao povo, e não pode pertencer senão a ele”.
Cabe-nos refletir até que ponto é procedente a afirmação de Mosquéra ao enfatizar que
[...] não é preciso buscar fórmulas mágicas para aumentar o interesse do cidadão pelo que se passa no Parlamento [...] basta criar canais de inclusão política, pois o cidadão quer falar, reclamar, denunciar, propor e debater as decisões que afetam a vida dele. (2006, p. 185). (grifei).
Quais os instrumentos de participação que temos e que queremos? Como a sociedade deve participar para obter resultados efetivos? A participação da sociedade faz a diferença na qualidade da gestão pública?
[...] não é preciso buscar fórmulas mágicas para aumentar o interesse do cidadão pelo que se passa no Parlamento [...] basta criar canais de inclusão política, pois o cidadão quer falar, reclamar, denunciar, propor e debater as decisões que afetam a vida dele. (2006, p. 185). (grifei).
POVO: VEZ E VOZ
Cabe à Câmara de Vereadores a visão de aproximar as pessoas do exercício do poder; a missão de desenvolver ações contínuas de aproximação com a população; os valores de respeito às pessoas e ter como objetivo o de proporcionar ações que estimulem a participação da comunidade e de integrar a Câmara de Vereadores com a sociedade através de um plano estratégico de comunicação, de audiências públicas, de sessões itinerantes (nos bairros), de plenárias temáticas, da criação de uma ouvidoria, de enquetes e pesquisas de opinião, do amplo e irrestrito acesso do povo aos gabinetes parlamentares e de uma ampla divulgação e transparência de suas atividades.".(Marioly Oze Mendes_
O que assistimos ontem na Câmara de Vereadores de Jeremoabo foi um Presidente fraco, permitindo que agitadores usassem a boa fé do povo, para servir de manobra para agitação antidemocratismo e irresponsável.
A Casa é do povo enquanto houver ordem, fora disso o presidente errou quando não solicitou da policia que retirasse esses agitadores do recinto.
Como a Câmara é a casa do povo, o povo está na obrigação de respeitar a sua casa, e não ficar interferindo no pronunciamento dos vereadores, além de falta de educação, é uma agressão´a democracia..
O Presidente da Câmara tem que manter a ordem é o respeito.
.