Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, novembro 10, 2019

Espertamente, Lula parte para uma polarização sobre os temas econômicos e sociais


Resultado de imagem para lula discursa em são bernardo"
Eu precisava provar que Moro é um canalha, disse Lula
Pedro do Coutto
Foi esse o rumo que o ex-presidente Lula imprimiu ao discursar na tarde de sábado no sindicato dos metalúrgicos na cidade de São Bernardo do Campo. Curiosa a escolha do local, pois de lá ele partiu para suas campanhas políticas e também quando se apresentou a Polícia Federal que o conduziu para a prisão. De São Paulo foi para Curitiba e agora volta à cena transportado pela decisão do Supremo Tribunal Federal.
Quem assistiu a transmissão do ato pela televisão investiu-se da certeza de que Lula deseja de fato polarizar intensamente com o governo Jair Bolsonaro, dando curso assim a uma onda oposicionista que, como escrevi ontem, não tem ainda rumo certo e definido. Como no filme de Kubrick, “2001”,  a nave do desafio flutua no espaço sem pouso certo.
DISPOSIÇÃO – Vai depender da disposição do Planalto em travar um duelo nas ruas do país logo no momento em que o ex-presidente ataca as reformas propostas pelo ministro Paulo Guedes e transformadas em mensagens ao Congresso pelo presidente Bolsonaro.
Lula levou o debate para as ruas e não só sobre os temas econômicos mas também com acusações diretas ao Palácio do Planalto. A primeira reação do Planalto restringiu-se a não aceitar o confronto, tentando assim gelificar o contexto esboçado pelo ex-presidente Lula.
FICARÁ CALADO? – Essa é uma estratégia sem dúvida alguma válida para não esquentar demais as vozes da multidão incentivada pelas bandeiras em torno do autor da nova versão política no país. Perfeito. Mas até onde será possível a Bolsonaro não rebater as acusações do ex-ocupante do Alvorada?
Aliás, por falar em alvorada, as reformas do ministro Paulo Guedes já foram anunciadas e vão encontrar junto à opinião pública um panorama mais difícil do que na fase da reforma da Reforma da Previdência Social.
Porém, o silêncio de Bolsonaro dificilmente poderá se manter como resposta oculta, uma vez que integrantes de seu governo vão terminar rebatendo as teses e antítese de Lula da Silva.
Assim, na minha opinião, o confronto vai se deslocar da Praça do Congresso para as ruas e avenidas brasileiras.
MAIA RECUA – Um reflexo já foi acusado pelo deputado Rodrigo Maia ao afirmar que colocara em pauta o projeto de reforma constitucional permitindo a prisão em segunda instância. É claro que sua iniciativa, por sua vez, reflete e é impulsionada pela esplanada de Brasília. Portanto, o presidente da Câmara dos Deputados reconheceu o impacto da decisão do STF.
Ele pode não estar sozinho na iniciativa. Seu aliado pode ser o próprio Palácio do Planalto. E a reação ao Supremo já tem voz e voto na Comissão de Constituição e Justiça na Câmara Federal, cujo presidente, Felipe Francischini, é do PSL, partido de Bolsonaro.

Em destaque

VOCÊ SABIA QUE QUEIMAR LIXO, AINDA QUE EM PROPRIEDADES PARTICULARES, É CRIME?

Queimar lixo é uma prática comum em muitas regiões, mas é importante saber que, além de prejudicial ao meio ambiente e à saúde, também é con...

Mais visitadas