Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, junho 24, 2019

“Tolerância Zero” de Witzel continua reduzindo a criminalidade no Rio de Janeiro


Resultado de imagem para wilson witzel e asegurança
Witzel avisa que vai manter a repressão contra a criminalidade
Carlos Newton
Realmente, é espantoso. Nem mesmo a intervenção federal na segurança pública, que durou quase um ano, conseguiu resultados tão satisfatórios quanto a política de “Tolerância Zero” instituída no Rio de Janeiro pelo governador Wilson Witzel. Agora em maio, caiu para 344 o número de vítimas de homicídio doloso, uma redução de 19% em relação a maio de 2018. E foi o menor número para o mês de maio desde o início da série histórica, em 1991. No acumulado de três meses (março, abril e maio) a queda dos homicídios foi de 26%, em comparação ao mesmo período de 2018.
Também foi expressiva a diminuição de 17% nas ocorrências de roubo de veículos em maio, que caíram para 3.650 ocorrências. Nos últimos três meses (março, abril e maio), houve queda de 22% em relação ao mesmo período do ano passado.
ROUBO DE CARGA – Houve queda também em roubo de carga, um crime que teve 710 ocorrências, com redução de 6% em relação a maio do ano passado. Isso significa que no acumulado dos últimos três meses, houve redução de 21% em relação ao mesmo período do ano passado.
Por fim, ocorreu pequena diminuição nos roubos de rua, com 11.422 ocorrências e queda de 3% em relação ao mesmo mês de 2018. Nos últimos três meses (março, abril e maio), houve uma variação positiva de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi a única modalidade de crime que não caiu expressivamente.
Segundo especialistas, este fato já era esperado. Quando as autoridades aumentam a repressão ao crime organizado, que atua fortemente em narcotráfico, roubo de veículos e de cargas, a tendência é de que os criminosos aumentem os assaltos nas ruas, porque esse tipo de crime é mais difícil de coibir. E no caso, não houve propriamente aumento, porque os números permaneceram praticamente estáveis nos últimos três meses, com elevação de apenas 1%.
###
POLÍCIA ESTÁ MATANDO MAIS OU MATANDO MENOS?
É interessante notar que a mídia não tem destacado a queda da criminalidade em termos gerais no Estado do Rio de Janeiro, que é uma notícia que os moradores do Estado gostariam de receber. A chamada grande imprensa (TV, jornais & revistas, rádio e internet) prefere chamar atenção para as mortes por intervenção de agente do Estado, que geralmente ocorrem nos confrontos entre policiais e criminosos.
Os número aumentaram 18% em comparação a maio do ano passado. Com 171 vítimas, foi o segundo maior índice desde o início da série histórica em 1998. Houve um aumento de 18% em relação ao mesmo mês de 2018. Para um intervalo mais longo de observação, nos últimos três meses (março, abril e maio), ocorreu aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
MATANDO MENOS – Segundo os analistas, esses dados precisam examinados também em relação a outro fator comparativo – o números de operações policiais e de cumprimento de mandados, que aumentaram 25%. Portanto, se o número de operações policiais cresceu 25% e o total de mortes em confrontos aumentou 20%, isso significa que a Polícia está matando menos, ao invés de estar matando mais. Ou seja, o número de mortos é diretamente proporcional ao número de operações e cumprimento de mandados.
Os outros indicadores estão excelentes. Nos últimos três meses, menos 26% em homicídios; redução de 22% em roubos de veículos; e queda de 21% em roubos de veículos. Somente em roubos de ruas é que não ocorreu diminuição expressiva, com os números se mantendo estáveis.
###
P.S. – As estatísticas da criminalidade são levantadas pelo Instituto de Segurança Pública, que há 20 anos acompanha a evolução no Estado do Rio de Janeiro. Seus dados indicam que, desde o início do atual governo, os números estão em queda, à exceção dos roubos de rua e das mortes em confronto entre a Policia e as quadrilhas do crime organizado. (C.N.)   

Em destaque

Em seu primeiro ano de vigência, arcabouço fiscal evidencia fragilidades

Publicado em 18 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto Re...

Mais visitadas