Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, dezembro 25, 2010

Omissão do Senado acirra disputa na polícia legislativa

Desde julho, Primeira Secretaria congela decisão sobre processo que envolve briga de poder e morte de pitbull de vizinho de servidor. Sarney pediu celeridade ao caso, mas nada foi feito até agora

José Cruz/ABr
Heráclito (esq.) deixou para sucessor analisar caso polêmico e que preocupa José Sarney

Fábio Góis

Reportagem publicada pelo Congresso em Foco em 24 de novembro mostrou alguns dos efeitos da combinação entre inépcia institucional e a briga de poder na Polícia do Senado. De um lado, o policial legislativo Rubens de Araújo Lima, que matou o pitbull do vizinho com sua arma particular; de outro, a cúpula administrativa do Senado. A disputa é temperada com acusações cruzadas de assédio moral, perseguição, truculência e abuso de prerrogativas funcionais. E, no extremo, um relatório da Advocacia Geral sobre o caso repousa desde julho na Primeira Secretaria da Casa. Trata-se de um parecer que, resultado de um processo administrativo disciplinar, teria evitado a intensificação de um cenário de denúncias, revanchismo e trocas de ofensa se tivesse sido rapidamente apreciado pela Primeira Secretaria.

Encerrado o ano legislativo na quarta-feira passada (22), nenhuma providência foi tomada pelo primeiro secretário da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI). Como não conseguiu se reeleger em outubro, Heráclito deixou a situação para seu sucessor. Sua assessoria de imprensa afirmou que, para o senador, o próximo primeiro-secretário terá mais tempo para fazer uma análise mais fundamentada.

A disputa na polícia institucional apenas chegou a incomodar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), responsável pela indicação do diretor do órgão. E irritou alguns envolvidos no caso. Em 24 de novembro, quando a reportagem foi veiculada, uma reunião administrativa colocou no gabinete da Presidência o diretor da Polícia Legislativa, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, o diretor-geral, Haroldo Tajra, o advogado-geral, Luiz Fernando Bandeira de Mello, e o primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI). A partir de então, segundo relatos de pessoas próximas à cúpula administrativa, houve determinação para que o caso fosse concluído sem mais desgastes.

Um ex-diretor do Senado que prefere não se identificar apontou o caráter de “revanchismo” entre os envolvidos no imbróglio. Com 20 anos de serviços prestados à Casa, diz acreditar que uma decisão sobre o caso agora se impõe. “O que aconteceria, nessas situações, é virar a Mesa [renovar os senadores componentes] e engavetar o processo. Mas agora, depois dessa reportagem, a Mesa vai ter de responder. Essa foi uma omissão das piores”.

Disputa de poder na polícia do Senado

Policial do Senado nega expulsão do Corpo de Bombeiros

Cuidado

O ex-diretor diz até acreditar no “caráter persecutório” do episódio, mas fez questão de enfatizar sua neutralidade. Para o servidor, é preciso cuidado para não “jogar o jogo” de quem quer que esteja envolvido na disputa. Ele considera ainda que há excessos de ambos os lados, e que apenas a cúpula administrativa pode estancar um mal-estar que perdura há décadas do departamento de segurança.

Em nota encaminhada à redação, a Presidência do Senado negou a abordagem do assunto na reunião mencionada, e alegou, “por sua natureza”, a questão tem sido “conduzida na esfera da administração do Senado”. Segundo a assessoria, “a questão relacionada ao policial legislativo Araújo Lima corre por duas vias: uma administrativa (Diretoria Geral), outra judicial (ação iniciada pelo referido policial legislativo)”.

Questionado pela reportagem, José Sarney declarou, por meio da assessoria, que a devida apuração dos fatos será feita “pelas vias administrativa e judicial”. Cotado para o exercício de um quarto mandato na Presidência do Senado, o peemedebista disse ainda acreditar que o problema não representa riscos à “credibilidade ou o funcionamento” da polícia legislativa.

Dossiê

Ex-fuzileiro naval e bombeiro, Rubens diz que tem sido perseguido pela cúpula administrativa do Senado. Com e-mail funcional bloqueado, insígnias e armas de policial confiscadas e processado por faltas ao serviço e insubordinação com menções de postura agressiva, como atesta comissão de sindicância, levou ao conhecimento da Mesa Diretora uma espécie de dossiê (requerimento nº 029249/10-4) em que relata o caso. “Protocolo todos os documentos, porque os atos administrativos têm de ser fundamentados em pressupostos básicos”, disse Rubens à reportagem.

O relatório final entregue à Primeiro Secretaria há quase cinco meses rebate cada uma das acusações do servidor, e ainda registra um longo histórico sobre o acusador. Como determina a Lei nº 8.112/90, que rege o funcionalismo público, a comissão foi formada por três servidores de igual ou superior graduação acadêmica em relação ao investigado. O grupo decidiu recomendar a suspensão do servidor, por período que ainda cabe à Primeira Secretaria decidir. Vai ficar para 2011.

À disposição da Casa

A manifestação mais recente da Primeira Secretaria sobre o caso é a Portaria nº 41/2010, assinada por Heráclito em 10 de junho de 2010 e publicada no Boletim Administrativo de Pessoal nº 4477, do dia 14 do mesmo mês. Em decisão referente ao processo 00.9.234/10-1, em que Rubens é acusado de não se dirigir ao novo posto de trabalho, o senador determina o afastamento do servidor por 60 dias a partir da publicação do ato, “sem prejuízo de remuneração”, mas com restrição de acesso do servidor às dependências do Senado, “visando a manutenção da ordem e disciplina”. O policial já cumpriu o afastamento e voltou ao trabalho sem armas, identificação e ainda com o correio eletrônico funcional bloqueado.

“Isso começou porque o diretor [Pedro Ricardo] se sentiu ameaçado no cargo, e resolveu deflagrar uma perseguição pessoal, colocando a administração da Casa contra mim. A administração só ouve o que diretor fala, mesmo sendo mentiras comprovadas”, reclamou Rubens, que recebeu oferta de defensor gratuito oferecido pelo Senado, mas utiliza advogado próprio. “A intenção dele é me demitir no Senado.”

Um dos advogados que participaram da comissão de sindicância disse considerar Rubens pessoa educada e que tem seus méritos. Mas afirmou crer que ele violou seu dever funcionar ao matar o pitbull.

Impunidade

Diretor da Secretaria de Polícia Legislativa do Senado, Pedro Ricardo disse à reportagem que “tudo já foi respondido” nas comissões disciplinares instauradas nas esferas competentes da Casa. Para ele, Rubens fere o espírito do serviço público e extrapola suas atribuições ao promover uma campanha para desqualificar a cúpula administrativa, além da própria instituição legislativa.

“É difícil trabalhar e administrar toda uma cidade – e o Senado é uma cidade, todos sabemos – e conviver com esse tipo de situação, com gente que vive na impunidade. Isso é tática dele, tentar desacreditar toda a administração da Casa. Porque, se ele for demitido, ele vai ser tachado de coitadinho, e a imprensa vai atrás”, disse o diretor. Pedro Ricardo entende que o colega padece do “vício do funcionário antigo, o chamado Barnabé, que faz e acontece e não é punido”.

Servidor concursado, há 18 anos, o diretor da Polícia ironiza o ingresso de Rubens. “Ele é que entrou pelo trem da alegria, em 1988”, critica Pedro Richardo.

Pedro Ricardo declarou ainda que, depois de Rubens ter sido rejeitado em gabinetes de senadores e setores da Casa, foi ele mesmo, já na condição de diretor da polícia, que o aceitou de volta à atividade de segurança institucional – situação que logo viria a se complicar. “Ele [Rubens] diz que foi bombeiro e fuzileiro e não sabe receber e cumprir uma ordem simples e direta”, comparou, que nega ter ameaçado o colega de morte, como Rubens denuncia no dossiê. “Tanto é que eu mandei abrir um termo circunstanciado no processo.”

Nos autos

Responsável pelas questões jurídicas, o advogado-geral do Senado diz que, a partir de agora, só vai responder aos ataques de Rubens nos autos – postura técnica que inclui não só defesa, diz o advogado, mas interpelações com base na legislação do funcionalismo público.

“Sinceramente, depois dessa última nota dele [o tal “dossiê” protocolado na Mesa], só vou respondê-lo nos autos. Porque quero evitar que isso se transforme em questão pessoal. Não tenho nada contra o cidadão Rubens, e não quero desvirtuar a discussão para expor meus méritos pessoais”, disse Luiz Fernando Bandeira.

Para Bandeira, o dossiê apresentado à Mesa por Rubens sequer terá tramitação. “Isso não vai ter nenhum andamento... trata-se de uma pessoa que desenvolve essa postura agressiva contra a instituição e contra os ocupantes gratuitamente. Não consigo entender onde ele quer chegar com isso. Na verdade ele quer angariar problemas”, completou o advogado.

Mas, para Rubens, o atual quadro de comando do Senado é uma ameaça iminente. “Pelo andar da carruagem, acho que a intenção das autoridades é me demitir. Só não o fizeram ainda porque não encontraram respaldo legal”, observa o servidor, que chegou a recorrer à Justiça Federal para contestar seu deslocamento de função e local de trabalho. Ele foi mandado para o setor de transporte, em um prédio externo ao Senado.

“O próprio juiz federal indeferiu a liminar e, nos despachos, considerou que isso é picuinha administrativa, e que não cabe ao Judiciário intervir”, arrematou Luiz Fernando Bandeira.

Fonte: Congressoemfoco

Em destaque

Piada no G-20! Lula pretende “acalmar os ânimos” entre China, EUA e Europa

Publicado em 26 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Roseann Kennedy e Augusto Tenório Estadão O governo...

Mais visitadas