segunda-feira, dezembro 27, 2010

Conheça os seus direitos na troca do presente

Joyce Carla
do Agora

Depois do Natal, muitas pessoas voltam às lojas para trocar o presente que não serviu, não agradou ou apresentou defeito. O cliente precisa ficar atento aos seus direitos para não sair no prejuízo.

Pelo Código de Defesa do Consumidor, as lojas só são obrigadas a trocar os produtos em casos de vício ou de defeito. A lei estabelece inclusive prazos.

Porém, em caso de produtos que simplesmente não agradaram o presenteado, cada loja possui as próprias regras.

O ideal é o consumidor, antes de comprar, pedir por escrito todas as condições de troca. Uma vez que prometeu, a loja é obrigada a cumprir.

"Algumas lojas dão alguns dias para efetuar a troca, outras dão algumas semanas. Em geral, todas as lojas exigem a etiqueta no produto, e muitas pedem a nota fiscal", diz Adriana Pereira, assistente de direção do Procon-SP.

Segundo ela, algumas lojas também fazem restrição de horários e de dias da semana para efetuar a troca. "Por isso é importante o cliente tirar todas as dúvidas sobre as condições. Elas podem alterar a escolha de determinada loja. Pode ser mais interessante comprar em um lugar que dá melhores condições de troca."

Caso o estabelecimento não colabore, procure órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Fonte: Agora

Em destaque

Mobilização de filiação partidária na Bahia em 2026

  Mobilização de filiação partidária na Bahia em 2026 Porcentagem de filiados entre todos os eleitores registrados em cada cidade na Justiça...

Mais visitadas