sexta-feira, novembro 14, 2025

Na COP 30, relatório com dados inéditos sobre descarbonização do transporte de cargas no Brasil é lançado por Aurora Lab

 

Cem dias em um caminhão elétrico: em evento na COP30, Aurora Lab lança relatório com dados inéditos e propõe reflexão sobre descarbonização do transporte de cargas no Brasil


Também será apresentada plataforma de dados sobre o experimento pioneiro, considerando os desafios e os caminhos para uma transição energética justa na mobilidade pesada que unam trabalho digno e justiça climática.


Belém, novembro de 2025 — Em evento na COP30, em Belém, Aurora Lab lança, no dia 17 de novembro, às 18h, o relatório “Rotas para o Futuro: 100 dias em um caminhão 100% elétrico pelas estradas do Brasil – Dados e Reflexões”, que reúne resultados e aprendizados de uma jornada experimental que cruzou o país de Porto Alegre a Fortaleza a bordo de um caminhão pesado totalmente elétrico. O encontro “Rotas para o Futuro: caminhos para a descarbonização do transporte rodoviário” acontecerá na Embaixada dos Povos (Casa do GTA) e contará com uma apresentação conduzida por Aurora Lab e um coquetel de confraternização da Rede Gigantes Elétricos, envolvendo público e especialistas em infraestrutura, mobilidade de baixa emissão e desenvolvimento sustentável.


Os dados do novo relatório foram obtidos a partir da Caravana do Futuro, iniciativa que percorreu 6.060 quilômetros durante 102 dias de estrada. Ao longo do percurso, a equipe de Aurora Lab realizou 91 paradas de recarga e evitou a emissão de cerca de 6,5 toneladas de CO₂, mostrando que a eletrificação no transporte de cargas é inegavelmente benéfica para o clima e a qualidade do ar, ainda que limitada pela infraestrutura atual.
 

Ainda segundo o relatório, os custos da jornada ajudam a ilustrar o cenário de transição: foram gastos R$ 14.900,00 em energia elétrica, média de R$2,30 por quilômetro rodado — praticamente o mesmo valor que teria sido gasto com diesel, porém com emissão zero. A travessia também evidenciou entraves estruturais como baixa autonomia dos veículos pesados, distribuição desigual de eletropostos, falta de padronização entre sistemas de recarga e precariedade das redes elétricas em muitas cidades do país. “Vivenciamos, na prática, o que significa tentar descarbonizar o transporte num país que ainda carece de infraestrutura adequada. Mas também vimos disposição e colaboração para construir novas rotas”, afirma Gabi Vuolo, diretora-executiva de Aurora Lab.
 

Para além dos dados técnicos, o relatório destaca a dimensão social da experiência: durante as paradas, a Caravana promoveu rodas de conversa, laboratórios de cocriação com trabalhadores e trabalhadoras, e inúmeras atividades culturais, fortalecendo a pauta da transição energética justa como projeto coletivo, conectado à justiça climática e ao trabalho digno.
 

Plataforma digital “Caravana do Futuro”

Na ocasião, Aurora Lab também lança a plataforma digital “Caravana do Futuro”, que organiza os dados, propostas e reflexões colhidas durante o experimento. O objetivo é fortalecer uma rede de diálogo e cooperação em torno de uma agenda comum: a descarbonização do transporte rodoviário como vetor de justiça climática, inovação e desenvolvimento sustentável. “Mais do que um projeto sobre tecnologia, esta foi uma experiência sobre pessoas, territórios e transições. Que os aprendizados da Caravana do Futuro inspirem políticas públicas e colaborações para um futuro mais limpo, justo e coletivo”, conclui Vuolo.

O relatório completo está disponível em caravanadofuturo.com e no site da Aurora Lab: www.aurora-lab.org 


 

 






Em destaque

Corregedoria do TJ-BA instaura processo disciplinar para apurar graves irregularidades em cartório

  Corregedoria do TJ-BA instaura processo disciplinar para apurar graves irregularidades em cartório Por  Política Livre 23/01/2026 às 10:22...

Mais visitadas