terça-feira, setembro 30, 2025

Só três estados oferecem transparência total sobre emendas, aponta levantamento

 Foto: Kayo Magalhães/Arquivo/Câmara

Plenário da Câmara30 de setembro de 2025 | 08:06

Só três estados oferecem transparência total sobre emendas, aponta levantamento

brasil

Um estudo da Transparência Internacional – Brasil revela que apenas três estados brasileiros — Acre, Distrito Federal e Minas Gerais — divulgam de forma integral as informações sobre emendas estaduais. No caso das obras públicas, somente Ceará e Goiás mantêm plataformas completas sobre a execução física e financeira dos projetos. A informação é do jornal “O Globo”.

O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), divulgado nesta terça-feira (30), avaliou os 26 estados e o Distrito Federal em 106 critérios. A média nacional foi de 68,8 pontos, classificada como “boa”. Espírito Santo (95), Goiás (93) e Minas Gerais (89) lideram o ranking, enquanto Amapá (47), Roraima (48) e Acre (50) aparecem nas últimas posições, todas na faixa “regular”.

A ONG alerta que as falhas de transparência se tornam mais graves diante de iniciativas no Congresso que buscam limitar investigações sobre parlamentares e desvios de emendas. Para Renato Morgado, gerente da entidade, a combinação de baixa divulgação de dados com barreiras institucionais pode criar “o cenário perfeito para a corrupção”.

O relatório também identificou avanços desde a primeira edição, em 2022, como maior divulgação sobre incentivos fiscais, proteção a denunciantes e combate ao nepotismo. Mesmo assim, a ONG ressalta que nenhum dos temas avaliados é cumprido integralmente por todos os estados.

Em destaque

Apertem os cintos! O megaescândalo do Banco Master está apenas começando

  Publicado em 18 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge reproduzida do Arquivo Google Dora Krame...

Mais visitadas