terça-feira, setembro 30, 2025

Grupo pró-Putin chama de ‘excelente’ vídeo nacionalista de Eduardo Bolsonaro

 Foto: Reprodução/Arquivo

Eduardo Bolsonaro30 de setembro de 2025 | 07:22

Grupo pró-Putin chama de ‘excelente’ vídeo nacionalista de Eduardo Bolsonaro

brasil

O vídeo nacionalista de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em que o filho do ex-presidente elogia Getúlio Vargas, JK e Jango e cujos bastidores foram contados pela Folha, recebeu rasgados elogios de Raphael Machado, fundador e presidente do grupo Nova Resistência, entusiasta do expansionismo da Rússia putinista e de um dos seus principais teóricos, Aleksandr Dugin.

“Excelente discurso, alinhado à NR [Nova Resistência], toca em todos os pontos certos e é um discurso mais maduro do que 99% daquilo que é repetido inclusive nos meios nacionalistas/dissidentes brasileiros, devorados por sectarismos irracionais”, escreveu Machado no X.

No vídeo, o Zero Três também faz um elogio ao presidente da Hungria, Viktor Orbán, um autocrata nacionalista de direita. Na conversa que teve com Aldo Rebelo (MDB-SP), um dos inspiradores da peça, Eduardo ouviu um conselho do ex-ministro de Lula e Dilma. “Eu observei para ele que o Orbán é o homem da China e do Putin na Europa e que ele então precisaria reformar o discurso em relação à China.”

Por outro lado, o jornalista Mauro Lopes, organizador do livro “Lula e a Espiritualidade”, nascido de sua correspondência com o presidente –de quem é amigo, apesar de crítico de várias medidas do governo–, classificou o vídeo de Eduardo como “um giro muito significativo” no bolsonarismo.

Para Lopes, enquanto Lula se aproximou de governos liberais-democratas, como os de Macron na França e Biden (antecessor de Trump nos EUA), abriu mão de bandeiras históricas nacionalistas da esquerda, que podem ser assumidas pelo campo adversário.

“Vamos lembrar que o nacionalismo e o combate ao neoliberalismo são um tema da extrema direita hoje no mundo”, afirmou.

Fabio Victor/Folhapress

Em destaque

Aliados de Bolsonaro articulam PEC para retaliar STF após decisão de Gilmar Mendes

Publicado em 19 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Proposta seria uma forma de o Senado “retaliar” o...

Mais visitadas