quinta-feira, abril 17, 2025

https://infonet.com.br/blogs/claudio-nunes/reflexao-para-feriadao-semana-santa-livro-a-nova-terra-santa/

 em 17 abr, 2025 3:00

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trecho do livro de Ancelmo da Rocha, A NOVA TERRA SANTA, a ser lançado em Itabaiana, Sergipe, no dia 01 de agosto de 2025:

 O povo acostumou-se, e a imprensa contribuiu muito para divulgar, a relacionar a vida de Irmã Dulce unicamente a Salvador, lugar onde ela efetivamente nasceu e onde viveu a maior parte dos dias de sua vida, sendo na cidade, inclusive, que desenvolveu a maior parte de suas obras sociais.

Um fato, no entanto, passa despercebido ao longo da história.

Sua vida religiosa começou efetivamente em Sergipe, mais precisamente na cidade de São Cristóvão, a 4ª cidade mais antiga do país, onde entrou para o Convento do Carmo, e dali saiu já freira, aos 19 anos de idade, com o nome de Irmã Dulce, retornando então ao seu Estado de origem, a Bahia. Mas sua relação com Sergipe não para por aí, até mesmo e principalmente, talvez por sua própria determinação, haja escolhido a cidade de Itabaiana, no agreste sergipano, para executar seu primeiro milagre, angariando assim a admiração especial por parte dos itabaianenses. Sua jornada a levou por terras distantes. mas hodiernamente é em Itabaiana que encontramos a conexão entre sua historia e a do estado nordestino.

Itabaiana, a cidade que abraça a tradição e acolhe as novas histórias, acolheu Santa Dulce como uma filha querida. As ruas ganham vida com as lembranças das ações benevolentes da santa e o povo a reverencia e aplaude de maneira calorosa.

Nas praças e igrejas da cidade, é possível sentir a presença inspiradora de Santa Dulce dos Pobres, como uma brisa suave que traz conforto e renovação. Seu legado transcende as décadas e se entrelaça com a história de um povo, alimentando a chama da solidariedade que arde nos corações itabaianenses.

Santa Dulce é itabaianense, sergipana, baiana, brasileira, dos pobres e de todos nós.

Em matéria divulgada pela Prefeitura Municipal de Itabaiana, lê-se a notícia sobre o Mirante de Santa Dulce, localizado naquele município sergipano, ponto de visitas diárias por parte das pessoas que procuram unir fé e cultura. Diz o texto:

Se você está em busca de um lugar encantador, onde a fé se entrelaça com a natureza, o Mirante de Santa Dulce é o destino perfeito para você.

Imagine-se contemplando um pôr do sol inesquecível, com a cidade de Itabaiana aos seus pés e a deslumbrante serra ao fundo. É uma experiência de tirar o fôlego.

No Mirante, você encontrará a Ermida de Santa Dulce, um local sagrado onde a espiritualidade se manifesta de forma intensa. A energia

positiva e a serenidade desse lugar são capazes de renovar a alma e despertar a gratidão em nossos corações.

Itabaiana é conhecida como a “Cidade dos Milagres”, e no Mirante de Santa Dulce você entenderá o porquê. É um local onde a conexão com o divino se faz presente, proporcionando momentos de reflexão, paz e esperança.

Em outra oportunidade, é o Secretário de Cultura de Itabaiana, Dr. Antonio Samarone, quem pontifica em suas redes sociais. Diz o secretário, em artigo publicado no dia 01/06/2023: “Existem em Itabaiana: uma Casa Santa Dulce dos Pobres, que abriga 103 internos com problemas mentais (não são os dependentes químicos); os Missionários e Protetores de Santa Dulce, que distribuem comidas com os famintos; o Oratório do Padre Almir, para quem precisa de rezas e o Caminho de Santa Dulce, liderado por Ancelmo da Rocha, de Salvador até o pé da grande Serra“.

Realmente o mirante ficou lindo. Fica próximo ao Parque dos Falcões, o maior santuário de aves de rapina da América Latina, e passa a ser parte integrante da primeira, das 26 Etapas do Caminho de Santa Dulce dos Pobres, que tem o seu ponto de partida na Maternidade São José, local onde ocorreu o primeiro milagre de Irmã Dulce e termina no Memorial de Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, em Salvador.

Em destaque

Operação Transparência apura suspeitas sobre emendas parlamentares e mira assessora ligada ao deputado Arthur Lira; PF fez buscas na Câmara dos Deputados

  Operação Transparência apura suspeitas sobre emendas parlamentares e mira assessora ligada ao deputado Arthur Lira; PF fez buscas na Câmar...

Mais visitadas