segunda-feira, fevereiro 24, 2025

Gilmar Mendes decide manter afastamento de Adolfo Menezes da presidência da Assembleia

 Foto: Carine Andrade / Política Livre

Deputado Adolfo Menezes (PSD)24 de fevereiro de 2025 | 17:37

Gilmar Mendes decide manter afastamento de Adolfo Menezes da presidência da Assembleia

exclusivas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, decidiu pela continuidade do afastamento do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O ministro é o relator do caso, que está sendo julgado na 2ª turma. Outros quatros ministros irão votar até a próxima sexta-feira (28)

Adolfo está afastado do cargo desde 10 de fevereiro deste ano após o deputado Hilton Coelho (PSOL) conseguir liminar para a saída momentânea do então presidente do posto. Em seu voto, Gilmar Mendes entendeu que a terceira reeleição de Adolfo Menezes é inconstitucional.

“A mim me parece que a reeleição sucessiva de Adolfo Menezes ao cargo de Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia ao terceiro biênio consecutivo ofende o entendimento estabelecido no julgamento das ADIs 6.688, 6.698, 6.714 e 7.016, nas quais esta Corte assentou a impossibilidade de reeleição ilimitada ao mesmo cargo da Mesa Diretora do Poder Legislativo. Por sua vez, o periculum in mora também está devidamente configurado, haja vista a ameaça à segurança jurídica e ao interesse social no prolongamento injustificado de situação já caracterizada como inconstitucional por este Tribunal, sobretudo em razão dos parâmetros temporais estabelecidos na ADI 6.674. Ante o exposto, presentes os pressupostos de periculum in mora e fumus boni iuris, ratifico os fundamentos apresentados e proponho o referendo da decisão liminar para determinar o imediato afastamento de Adolfo Menezes da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, até o julgamento final da presente reclamação”, diz um trecho da decisão.

Política Livre

Em destaque

Com Tarcísio fora do jogo, Valdemar acelera plano para lançar Flávio ao Planalto

  Publicado em 28 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Valdemar vai para o tudo ou nada na candidatura...

Mais visitadas