quarta-feira, janeiro 22, 2025

Explicando o “Bicho-Papão” de Vitória da Conquista: Muralha Digital


Por: João de Jesus

O município de Vitória da Conquista/BA deu um importante passo para a segurança no trânsito com a implementação do Sistema Muralha Digital. Este procedimento entrou em operação definitiva no dia 16 de janeiro de 2025, após um período experimental de 15 dias. O principal objetivo é reduzir acidentes e melhorar a proteção viária. 

Como funciona o Sistema da Muralha Digital?

Ele fiscaliza infrações como velocidade excessiva e ultrapassagens proibidas em diversas vias da cidade, utilizando radares e videomonitoramento com a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres).

O que é OCR?

Reconhecimento Óptico de Caracteres. Esta é uma tecnologia utilizada na fiscalização eletrônica de vias para ler automaticamente os números e letras das placas dos veículos. Dessa forma, a ferramenta pode monitorar e controlar o tráfego, identificar veículos em situações irregulares e garantir a conformidade com as normas regulamentadoras. Isso ajuda a reduzir a burocracia e aumentar a eficiência na gestão do trânsito e do transporte de cargas.

A Muralha Digital já está em Fase de Autuação e Monitoramento?

Sim. Atenção para quem dirige veículos automotores. A Muralha Digital agora está na fase de autuação, isto é, busca punir casos de infrações na mobilidade urbana. Dessa forma, situações como velocidade excessiva, ultrapassagens proibidas e manobras perigosas estão no olho dos radares. 

Onde eu posso ser multado em Vitória da Conquista?

Diversos locais da cidade, em diferentes bairros, incluindo vias de grande fluxo de veículos. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informou quais são os locais onde estão implantados o sistema de fiscalização eletrônica. São eles:

  • não selecionada

    Radares com a velocidade máxima permitida e OCR

  • Avenida Laura Nunes – 40 km

  • Avenida Vivaldo Mendes – 40 km

  • Rua Siqueira Campos – 40 km

  • Avenida Juracy Magalhães (dois pontos + OCR ) – 50 km

  • Avenida Luís Eduardo Magalhães (três pontos) – 50 km

  • Avenida J. Pedral (dois pontos) – 50 km

  • Avenida Frei Benjamim – 40 km

  • não selecionada

    Videomonitoramento e OCR

  • Avenida Integração

  • Avenida Presidente Vargas

  • Avenida Brumado

  • Avenida Paraná

Qual o papel da sociedade na implementação da Muralha Digital?

Conscientização e adaptação. De acordo com o advogado Dr. João Valença, da VLV Advogados, existe uma necessidade da sociedade se adequar às novas formas de controle viário, para evitar transtornos e multas de trânsito.

"A Muralha Digital é uma ferramenta essencial para a segurança viária. No entanto, é fundamental uma comunicação maior, por parte do poder público. Além disso, uma educação mais intensiva dos agentes, no intuito de mostrar ao cidadão o que ele pode mudar para melhorar o trânsito e, consequentemente, não ser multado”, destaca Valença.

O que especialistas em trânsito falam sobre a segurança viária?

A importância do videomonitoramento para aumentar a segurança. Além disso, diversos atores do assunto alertam sobre a necessidade de conscientização dos motoristas e campanhas educativas para mudar os hábitos de direção e evitar infrações.

Vamos a alguns:

Outro exemplo de cidade que aposta na tecnologia do videomonitoramento é Callao, região metropolitana de Lima, no Peru. De acordo com Luiz Gustavo Campos, Diretor da Perkons e Especialista em Trânsito, o investimento em planejamento e ações concretas reverte em resultados positivos nesta e em outras localidades que aderirem à tecnologia.

"A expectativa é que a médio e longo prazos as pessoas compreendam a gravidade das irregularidades registradas – e com o tempo, de outras – também sensibilizadas por campanhas educativas”, salienta ele.

Maximiano Machado, Diretor de Operações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob/PB) diz, em recente entrevista à imprensa, que os condutores começaram a repensar suas atitudes no trânsito a partir de fevereiro de 2022. Essa foi a data em que o monitoramento em vídeo passou a fazer parte da rotina em João Pessoa/PB. 

“Nos primeiros 17 dias de monitoramento foram computadas 460 infrações, mesmo com a sinalização nos locais monitorados e campanha educativa na mídia. Agora os motoristas estão começando a pensar duas vezes antes de cometer uma infração, pois as penalidades pesam no bolso”, destaca ele. 

O que a Muralha Digital já proporcionou na cidade? 

Durante a fase experimental, houve uma redução de 11,89% no número de acidentes em comparação ao ano anterior, embora as infrações tenham aumentado em 32%. 

O que a Prefeitura de Conquista está fazendo para a população se conscientizar sobre a Muralha Digital?

Investindo em campanhas educativas para informar a população sobre as novas medidas de segurança. Logo, o objetivo é garantir que todos os motoristas estejam cientes das mudanças e compreendam a importância de seguir as regras de trânsito.

Conclusão

Portanto, a Muralha Digital é um avanço significativo para a segurança em Vitória da Conquista. O alto fluxo de veículos nas ruas vem provocando muitos acidentes no município. Por isso, com a combinação de tecnologia avançada e campanhas educativas, a cidade pode se tornar um exemplo na proteção viária no Nordeste do Brasil. Mas, a educação no trânsito precisa passar pela instrução de cada cidadão em obedecer às regras impostas e saber que sua atitude pode ajudar ou atrapalhar a mobilidade urbana.


João de Jesus, radialista e assessor de imprensa, além de jornalista, recém graduado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. SIGA INSTAGRAM: @portaljesusmaccomunicao - https://www.instagram.com/portaljesusmaccomunicacao/

Em destaque

Presidente do BC mandou vários recados ao ministro Toffoli no Supremo

Publicado em 25 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Galípolo disse aos jornalistas que tudo está doc...

Mais visitadas