Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, abril 12, 2024

Liberdade de imprensa 1 x 0 JHC: Zanin derruba liminar que censura 082 Notícias

 Leia a matéria que o prefeito de Maceió não quer que você veja

Ministro Cristiano Zanin | Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin derrubou a liminar da juíza Isabelle Coutinho Dantas Sampaio, da 30ª Vara Cível da Capital, que atendeu a um pedido do prefeito JHC para retirar do ar a matéria “Prefeitura celebra ‘orgia carnavalesca’ enquanto maceioenses padecem sem os serviços básicos”, publicada no dia 12 de abril deste ano. Caso descumprisse a medida, o portal estaria sujeito a multa diária de R$ 1 mil.

Nos autos, o ministro esclarece que “as liberdades de expressão e de informação foram indevidamente restritas por liminar do Poder Judiciário, sem a devida fundamentação”.

O texto que critica, entre outras coisas, a destinação de vultuosa quantia para desfile de escola de samba pode ser lido clicando aqui. O advogado Aldo José Reis de Araújo, que defende o 082 Notícias, comemorou a decisão do STF, que garante a liberdade de expressão e de imprensa:

“Observo que o beneficiário da decisão, prefeito da capital, que cerceou a liberdade de imprensa, na forma da Reclamação peticionada e reconhecido pela decisão do ministro Zanin, narcisou-se em sua imagem e buscou na censura o refúgio acrítico. A história nos mostra, como nos ensina Georges Steiner (Aqueles que queimam livros), que ‘A censura é tão antiga e onipresente como a própria escrita. Ela acompanhou o catolicismo romano ao longo de toda a sua história. Da Roma de Augusto aos regimes totalitários atuais, caracterizou todas as tiranias’”, disse.

Entre os argumentos utilizados pelo advogado está o fato de que o texto “não adentra em nenhuma situação que denigra ou desonre a imagem do beneficiário, pessoa pública e prefeito da cidade de Maceió, no seu conteúdo jornalístico, a criticar, objetivamente, recursos públicos mal aplicados sobre uma política cultural destoante da realidade social e cultural da respectiva administração municipal”.

Interesse jornalístico

Na decisão, o ministro Zanin afirma que o texto do 082 Notícias não tem fatos falsos. “Por outro ângulo, verifico que existe interesse jornalístico no relato em questão, pois se refere à utilização de recursos da Prefeitura, com eventos culturais fora de seu território”, destaca o ministro.

Ele prossegue:

No caso em apreço, as liberdades de expressão do reclamante e de informação de seu público foram colocadas em segundo plano em relação ao direito de imagem do beneficiário do ato reclamado, invertendo-se o regime de prioridade que ficou estabelecido no acórdão da ADPF 130/DF para essas gamas de direitos fundamentais. Assim, em uma análise preliminar, a decisão reclamada afrontou o precedente vinculante do Supremo Tribunal Federal, proferido nos autos da ADPF 130/DF.

A batalha pela liberdade de expressão continua, mas, a decisão do ministro Cristiano Zanin é um balde de água fria nas pretensões autoritárias do prefeito de Maceió.

Leia também: ‘Pelanco de tirano’: Paulão denuncia tentativa de JHC de censurar o 082 Notícias

https://082noticias.com/2024/04/12/liberdade-de-imprensa-1-x-0-jhc-zanin-derruba-liminar-que-censura-082-noticias/

Nota da redação deste Blog - Fazer denunciação em busca de indenização é crime.

A liberdade de imprensa é um pilar fundamental da democracia, e qualquer tentativa de restringi-la deve ser cuidadosamente justificada e baseada em argumentos sólidos e fundamentos legais. Não se trata apenas de uma questão de garantir que a imprensa possa operar livremente, mas também de proteger o direito dos cidadãos à informação e ao debate público.

É importante destacar que a liberdade de expressão não é absoluta e pode ser sujeita a limitações em determinadas circunstâncias, como no caso de discurso de ódio ou difamação. No entanto, qualquer restrição deve ser proporcional e necessária em uma sociedade democrática.

O exemplo mencionado, envolvendo o colega de Maceió Geraldo de Majella e Cadu Amaral, ilustra como o sistema jurídico pode funcionar para proteger a liberdade de expressão. A derrubada da liminar pelo Ministro Zanin no STF é uma vitória para a liberdade de imprensa, pois reafirma a importância de garantir que os jornalistas possam realizar seu trabalho sem medo de represálias injustas.

No entanto, é essencial lembrar que a liberdade de expressão também vem com responsabilidades. Os jornalistas devem operar dentro dos limites éticos e legais, evitando a disseminação de informações falsas ou difamatórias. O debate saudável e a diversidade de opiniões são fundamentais para uma sociedade democrática, e proteger a liberdade de imprensa é essencial para promover esses valores.

Em destaque

"O Poder do Voto Consciente: Informação e Responsabilidade na Escolha dos Representantes"

  O valor da água, depois que o balde é chutado e a sede chega.. Tenho lido algumas matérias a respeito do amigo: Marcelo do Sindicato, como...

Mais visitadas