terça-feira, julho 11, 2023

Presidente Lula, lembre que Rita Serrano à frente da CEF é pilastra de seu governo. Não a derrube.

Publicado em 10 de julho de 2023 por Tribuna da Internet

Quem é Maria Rita Serrano, nova presidente da Caixa Econômica Federal | Exame

Rita Serrano é funcionária da Caixa desde 1989

Jorge Béja

Presidente Lula, o centrão, muito em breve, vai começar a governar o país. Por enquanto, a fatia cobiçada pelo centrão ainda não é gigantesca. Mas em breve será. E não vai demorar muito. Seu governo estará todo ele nas mãos do centrão. Todos conhecemos o que aconteceu no passado recente. Portanto, é preciso evitar que este desastre se repita.

O presidente Lula sabe, pela longa experiência na política e na presidência da República, que partidos e parlamentares que integram o centrão querem ser ministros, querem indicar seus apaniguados para comandar as estatais. Já se fala na pasta do Turismo, dos Esportes… Já se fala em abocanhar a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e outras entidades de porte do governo federal…

NA CAIXA, NÃO! – Presidente Lula, não mexa na Caixa. Sobre a presidente Maria Rita Serrano, que o senhor convidou para presidir a instituição e deu-lhe posse em 9 de janeiro deste ano, em cerimônia muito concorrida no Teatro da Caixa Cultural Brasília — e eu estava lá — ouvi o presidente Lula, com voz eufórica dizer “estou convencido de que a Caixa vai voltar e crescer. Estou convencido de que, com Rita Serrano na presidência, a bancarização do povo pobre deste país vai aumentar muito”.

E romperam aplausos e mais aplausos entusiasmados. Via-se no semblante da primeira-dama Janja e do ministro Haddad expressões de felicidade. Eu estava lá. Sou testemunha de tudo.

Maria Rita Serrano, aos 55 de idade, funcionária concursada da CEF desde 1989, é mesmo a pessoa com maior qualificação para presidir a nossa Caixa. 

BELA BIOGRAFIA – O senhor presidente sabe que Rita Serrano já foi conselheira da CEF, presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC paulista de 2006 a 2012, é mestre em Ciências Sociais, Administração e História. “Caixa, Banco dos Brasileiros” e “Rompendo Barreiras” são duas de suas obras literárias.

Presidente Lula, em relação a Rita Serrano, diga também, com voz cheia de entusiasmo, diga bem alto e em bom som, para que todo o povo brasileiro veja e ouça, o que o senhor disse em relação à doutora Nísia Trindade 

“Nísia, na Saúde, sou eu quem ponho e sou eu quem tiro e mais ninguém”.

Diga então, presidente Lula: “Rita, na Caixa, sou eu quem ponho e sou eu quem tiro e mais ninguém”.

REORGANIZAR O BANCO – Presidente Lula, o senhor ouviu o discurso de Rita Serrano no dia da posse. “Vamos reorganizar o banco para cumprir com excelência o gerenciamento dos programas de transferência de renda do Governo e do Minha Casa Minha Vida; ampliar a parceria com estados e municípios para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura; promover a inclusão bancária da população; avançar em tecnologia para oferecer melhores serviços e atendimentos aos clientes; buscar a rentabilidade do negócio com equilíbrio entre as operações comerciais e as ações de inclusão; e investir em projetos culturais”. E tudo isso já começou a acontecer.

E Rita Serrano ainda se referiu a fato deplorável havido na CEF, que resistiu às tentativas de privatização e superou os casos de assédio promovidos durante o período da última gestão do banco.

DISSE ELA – “Podemos dizer que, se hoje o Estado conta com um banco público do porte da Caixa, é porque, ao longo dessa história, os empregados, entidades e movimentos organizados, presentes aqui, empunharam a bandeira da defesa de manutenção do banco público frente às iniciativas de privatização”.

Presidente Lula, Rita Serrano é competente, dinâmica, honestíssima consigo mesma, com o próximo e com a coisa pública. É dotada de uma capacidade administrativa inigualável. Sua biografia é uma rica história de sabedoria; Presidente Lula, Rita Serrano sempre esteve ao seu lado.

Na presidência da CEF, ela é uma pilastra. Perdê-la, demiti-la, será desastroso para o seu governo. Funcionários, correntistas CEF, tal como sou há 70 anos, e seus eleitores não querem. 

Em destaque

Vácuo deixado por Eduardo Bolsonaro abre guerra no PL por vaga ao Senado em SP

Publicado em 20 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Cassação de Eduardo embaralha jogo do Senado em S...

Mais visitadas