Publicado em 10 de julho de 2023 por Tribuna da Internet

Rita Serrano é funcionária da Caixa desde 1989
Jorge Béja
Presidente Lula, o centrão, muito em breve, vai começar a governar o país. Por enquanto, a fatia cobiçada pelo centrão ainda não é gigantesca. Mas em breve será. E não vai demorar muito. Seu governo estará todo ele nas mãos do centrão. Todos conhecemos o que aconteceu no passado recente. Portanto, é preciso evitar que este desastre se repita.
O presidente Lula sabe, pela longa experiência na política e na presidência da República, que partidos e parlamentares que integram o centrão querem ser ministros, querem indicar seus apaniguados para comandar as estatais. Já se fala na pasta do Turismo, dos Esportes… Já se fala em abocanhar a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e outras entidades de porte do governo federal…
NA CAIXA, NÃO! – Presidente Lula, não mexa na Caixa. Sobre a presidente Maria Rita Serrano, que o senhor convidou para presidir a instituição e deu-lhe posse em 9 de janeiro deste ano, em cerimônia muito concorrida no Teatro da Caixa Cultural Brasília — e eu estava lá — ouvi o presidente Lula, com voz eufórica dizer “estou convencido de que a Caixa vai voltar e crescer. Estou convencido de que, com Rita Serrano na presidência, a bancarização do povo pobre deste país vai aumentar muito”.
E romperam aplausos e mais aplausos entusiasmados. Via-se no semblante da primeira-dama Janja e do ministro Haddad expressões de felicidade. Eu estava lá. Sou testemunha de tudo.
Maria Rita Serrano, aos 55 de idade, funcionária concursada da CEF desde 1989, é mesmo a pessoa com maior qualificação para presidir a nossa Caixa.
BELA BIOGRAFIA – O senhor presidente sabe que Rita Serrano já foi conselheira da CEF, presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC paulista de 2006 a 2012, é mestre em Ciências Sociais, Administração e História. “Caixa, Banco dos Brasileiros” e “Rompendo Barreiras” são duas de suas obras literárias.
Presidente Lula, em relação a Rita Serrano, diga também, com voz cheia de entusiasmo, diga bem alto e em bom som, para que todo o povo brasileiro veja e ouça, o que o senhor disse em relação à doutora Nísia Trindade
“Nísia, na Saúde, sou eu quem ponho e sou eu quem tiro e mais ninguém”.
Diga então, presidente Lula: “Rita, na Caixa, sou eu quem ponho e sou eu quem tiro e mais ninguém”.
REORGANIZAR O BANCO – Presidente Lula, o senhor ouviu o discurso de Rita Serrano no dia da posse. “Vamos reorganizar o banco para cumprir com excelência o gerenciamento dos programas de transferência de renda do Governo e do Minha Casa Minha Vida; ampliar a parceria com estados e municípios para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura; promover a inclusão bancária da população; avançar em tecnologia para oferecer melhores serviços e atendimentos aos clientes; buscar a rentabilidade do negócio com equilíbrio entre as operações comerciais e as ações de inclusão; e investir em projetos culturais”. E tudo isso já começou a acontecer.
E Rita Serrano ainda se referiu a fato deplorável havido na CEF, que resistiu às tentativas de privatização e superou os casos de assédio promovidos durante o período da última gestão do banco.
DISSE ELA – “Podemos dizer que, se hoje o Estado conta com um banco público do porte da Caixa, é porque, ao longo dessa história, os empregados, entidades e movimentos organizados, presentes aqui, empunharam a bandeira da defesa de manutenção do banco público frente às iniciativas de privatização”.
Presidente Lula, Rita Serrano é competente, dinâmica, honestíssima consigo mesma, com o próximo e com a coisa pública. É dotada de uma capacidade administrativa inigualável. Sua biografia é uma rica história de sabedoria; Presidente Lula, Rita Serrano sempre esteve ao seu lado.
Na presidência da CEF, ela é uma pilastra. Perdê-la, demiti-la, será desastroso para o seu governo. Funcionários, correntistas CEF, tal como sou há 70 anos, e seus eleitores não querem.