em 12 abr, 2022 4:08
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Uma bela poesia do escritor português Sidónio Muralha. Ter coerência e caráter sempre se paga um alto preço. Parar não paro. Para alguns seres humanos invejosos e gananciosos: A justiça pode irritar-se porque é precária. A verdade não se impacienta, porque é eterna. Rui Barbosa.
Parar. Parar não paro.
Esquecer. Esquecer não esqueço.
Se caráter custa caro
pago o preço.
Pago embora seja raro.
Mas homem não tem avesso
e o peso da pedra eu comparo
à força do arremesso.
Um rio, só se for claro.
Correr sim, mas sem tropeço.
Mas se tropeçar não paro
não paro nem mereço.
E que ninguém me dê amparo
nem me pergunte se padeço.
Não sou nem serei avaro
se caráter custa caro
pago o preço.
Casca de banana para Flávio Conceição no TCE/SE E o blog foi informado que tem um (a) conselheiro (a) que está mandando mais do que o presidente, Flávio Conceição, no TCE/SE. Um dos coordenadores comissionados dele (a) através de outro coordenador de gestão nomeou a filha dele (do coordenador) para o cargo de assessor II. Já tem gente juntando a documentação para fazer a denúncia de nepotismo. Será que Flávio tem conhecimento? Ou é uma casca de banana para prejudicá-lo?
Aracaju/Utilidade Pública Os moradores da Rua Francisco Félix da Silva, loteamento Índio Palentim, pedem providências para a Emsurb em relação a poda da árvore e da Emurb para tapar o buraco no leito da citada artéria.
Lei do Gás: Ministro de Minas e Energia destaca papel fundamental de Laércio na aprovação Com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi realizado ontem, 11, no Hotel Vidam, em Aracaju, o “Seminário 1 ano de Lei do Gás”. O evento, alusivo às comemorações pelo primeiro ano de aprovação da Lei 14.134/2021, sancionada pelo presidente da República no dia 8 de abril de 2021, contou com a presença de diversas autoridades políticas, secretários de Estado e representantes de entidades ligadas aos setores de gás e petróleo brasileiro.
Papel fundamental O ministro Bento Albuquerque destacou, em seu pronunciamento, o papel fundamental do deputado federal Laércio Oliveira como relator da Nova Lei do Gás. Segundo ele, a disposição, habilidade política e a seriedade de Laércio na condução das discussões foi fundamental para a aprovação da lei. “Foi um trabalho de praticamente dois anos em que deputado Laércio, trabalhando com o Governo Federal, com os seus pares, a indústria e associações, ou seja, com todos àqueles que tinham interesse na aprovação dessa lei, conseguiram obter êxito”, disse o ministro.
Mudanças Bento Albuquerque relatou as principais mudanças que a nova Lei do Gás já apresenta para o país. Segundo ele, o balanço é extremamente positivo, devido a abertura do mercado de gás, mas principalmente pelos investimentos, geração de emprego e renda para todas as regiões do Brasil. “Um dos principais benefícios que a nova lei vai proporcionar é um preço de gás mais acessível para consumidores residenciais, industriais e comerciais. Antigamente, só existia uma empresa, que era a Petrobrás. Hoje temos oito empresas no mercado. Aqui no estado nós tivemos alguns bilhões de investimentos, não só no gás natural, mas também na geração de energia”, comentou.
Marco Legal do Gás O deputado federal Laércio Oliveira destacou a importância da Lei do Gás para a retomada do crescimento da indústria nacional e sergipana. Segundo ele, a expectativa é de geração de mais de R$ 60 bilhões em investimentos. “Isso significa desenvolvimento para o nosso Estado, e eu celebro como brasileiro, mas eu olho para o nosso Estado e percebo oportunidade que a gente tem de promover riqueza, renda e geração de empregos, ou seja, colocar o Estado de Sergipe no eixo desenvolvimento do Brasil como a “Estrela do Gás””, afirmou.
Fertilizantes O deputado lembrou que após a aprovação da lei, as discussões agora se voltam para os fertilizantes. O Brasil, como potência agrícola, depende da importação de 85% dos fertilizantes que consome. A expectativa para resolver essa problemática, aponta Laércio, é o Plano Nacional de Fertilizantes, que foi um marco para o setor, chegando, segundo ele, em um momento oportuno quando o país enfrenta a maior crise dos fertilizantes, com altas de preços dos insumos e insegurança devido à guerra no Leste Europeu.
Polos “Já tem um projeto de minha autoria – o Profert – que coloca Sergipe como um dos polos de fertilizantes e Sergipe será um deles através de um projeto que eu já encaminhei e que em função desse momento que o mundo vive, com o conflito entre Rússia e Ucrânia, esse processo poderá ser acelerado e a gente passa a ser um dos polos de desenvolvimento de produção de fertilizantes para suprir essa necessidade que o país todo tem. É a partir da contribuição de Sergipe que vai fazer com que a nossa agricultura não sofra tanto porque nós temos os minerais necessários para fazer essa realidade acontecer”, assegurou o deputado.
Ministro ressalta trabalho de Silvany para a ampliação da exploração de potássio em Sergipe O trabalho da prefeita de Capela, Silvany Mamlak, para a retomada da exploração de potássio em Capela, ampliando a produção de Sergipe, foi destacado pelo ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, em evento realizado ontem, 11, em Aracaju. Durante a fala do ministro sobre fertilizantes, Bento
destacou a importância de Sergipe no cenário nacional. “É aqui no Estado de Sergipe que se encontra, atualmente, a única produção de potássio do país e o Ministério e a Agência Nacional de Mineração têm atuado para que seja possível maximizar o aproveitamento de nossas reservas”, afirmou. E reforçou: “Tal esforço levou à retomada da produção, por exemplo, no município de Capela, da querida prefeita Silvany. Muito obrigado por todo o seu esforço e colaboração”.
Silvany comemorou a notícia “Estou muito feliz pela notícia trazida pelo ministro. É o início da retomada de um sonho que traz desenvolvimento para toda a região leste do Estado, tendo como núcleo o município de Capela”. Em março, Silvany esteve em Brasília, onde se reuniu com representantes do Ministério das Minas e Energia, acompanhada pelo então presidente da Federação dos Municípios de Sergipe, Cristiano Cavalcante, com o objetivo de debater os potenciais do subsolo da região leste de Sergipe, em especial no município de Capela, para a exploração dos minerais de onde o potássio é extraído.
São Pedro Também ontem, a prefeita de Capela, Silvany Mamlak, confirmou a realização do tradicional São Pedro na cidade, uma das maiores manifestações culturais do Estado de Sergipe. “O São Pedro de Capela é nossa maior tradição. São 83 anos de identidade, cultura e tradição, levando o nosso município para o mundo. Quem estava com saudade, pode se preparar para o melhor São Pedro que Capela já fez”, afirmou Silvany. Conhecidos nacionalmente pela Festa do Mastro, que leva o São Pedro de Capela para o Brasil e para o mundo, os festejos no município são uma verdadeira manifestação cultural.
Mães desaprovam brasão da Prefeitura de Lagarto no fardamento escolar: “Em mandato nenhum teve isso!” Deu no “O Bolo é Grande”: O fardamento dos alunos da rede municipal de ensino de Lagarto está sendo confeccionado com o brasão da Prefeitura, e não somente com o emblema das respectivas escolas, como em outras gestões.Diversas mães desaprovam o brasão da Prefeitura de Lagarto no uniforme. “Como é que uma farda que nós pagamos, suamos, trabalhamos, vem com o símbolo da prefeitura? Eu acho que farda que vem com o símbolo da prefeitura deveria ser dada, mas nós pagamos por ela. Em mandato nenhum teve isso!”, disse uma mãe em vídeo compartilhado no WhatsApp.
Sem dinheiro Em áudio no WhatsApp, uma mãe afirma que em poucos meses a Prefeitura alterou o modelo de fardamento. “Em menos de seis meses duas fardas. Como assim? Isso é injusto! A gente não tem esse dinheiro”. “Isso não é justo, eu não vou comprar essa outra farda” , afirmou outra mãe sobre a mudança de uniformes.”Minha cunhada está revoltada, com quatro filhos e vai pagar R$ 40 reais em cada farda. Essa marca da Prefeitura é para fazer “comercial”?, questionou um morador do município.
Indiaroba: implantação de métodos inovadores e de gestão ágil! Indiaroba Município do Futuro é um programa de desenvolvimento local, iniciado pelo Prefeito Adinaldo Nascimento, que através de treinamento e consultoria presencial e on-line na gestão de projetos e processo ágeis e com plano de ações em todas as secretarias tem o objetivo de tornar Indiaroba uma cidade inteligente com foco nas pessoas, fortalecendo o ecossistema de inovação e desenvolvimento humano.
Idealizadores Os responsáveis pelo programa são os idealizadores do evento “Prefeitos do Futuro e Munícipio do Futuro’ que atuam desde 2018 com desenvolvimento de prefeitos e municípios de todas as regiões do Brasil. Alexandre Henrique Souza, cofundador, é empresário e professor de pós graduação e MBA nas área de gestão de projetos inovadores e mentor de inovação do Sebrae. Sol Sousa, cofundadora, é ex-prefeita e diretora de Inovação da Associação Brasileira dos Municípios e membro da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, juntos já capacitaram e desenvolveram prefeitos de mais de 450 cidades do Brasil.
Projeto Além da visita no município em Sergipe, a Consultoria conectou o Banco Central em Brasília com o projeto do Banco Popular de Indiaroba, e a moeda digital Aratu, sendo a tecnologia a ser desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Banco Central, e o Diretor de Inovação deste Laboratório, Rodrigo Henriques prometeu que uma das startups do Laboratório de Inovação do Banco Central irá desenvolver de forma gratuita toda a infraestrutura para o Banco Social e a moeda digital. Indiaroba está sendo pioneira e referência para todos os outros municípios do Brasil.
Fábio Reis inaugura pavimentação em Tobias Barreto Mais um final de semana de inauguração e acompanhamento de obras por parte do deputado federal Fábio Reis (PSD), no interior sergipano. O primeiro compromisso foi em Tobias Barreto, no Sul de Sergipe. Ao lado do prefeito Dilson de Agripino, do vereador Toinho Barreto e demais vereadores e secretários, ele celebrou, junto à população, a inauguração das obras de pavimentação em paralelepípedo das ruas João Hermenegildo Ramos; Rua Euripes Lopes de Almeida; Travessa Irineu Morais Santos e Travessa Daniel de Oliveira dos Santos.
Moradores e comércio Foram mais de 6.500 metros quadrados de pavimentação feita por meio de emendas parlamentares destinadas pelo deputado, que gira em torno de quase R$ 500 mil. O vereador do município Toinho Barreto, reconhece a importância dessa obra e diz que é um grande avanço para a cidade. Os moradores não serão os únicos beneficiados, o comércio também. Isso porque as ruas pavimentadas dão acesso à Feira das Bananas e ao complexo da Feira da Coruja, lugares que retém o foco da economia da cidade. “É uma obra que vai gerar emprego e renda, além de trazer mais conforto e bem-estar para o povo”, ressalta o deputado Fábio Reis.
INFONET